10 aplicativos de finanças – controle os gastos e investimentos 10 aplicativos de finanças – controle os gastos e investimentos

10 aplicativos de finanças – controle os gastos e investimentos

Qual a importância da educação financeira?

Ter o controle e saber lidar com o próprio dinheiro é, além de fundamental para uma vida tranquila, libertador. Para isso, é imprescindível saber alguns conceitos financeiros básicos, como taxas, juros, impostos etc. Além disso, aprender como esses termos se dão na prática já faz bastante diferença no seu dia a dia.

Nem os mais altos salários se sustentam sem uma educação financeira, uma vez que podem ser incompatíveis com o estilo de vida que uma pessoa quer levar. O pior cenário, porém, é de pessoas que não possuem uma remuneração tão boa e, além disso, gastam bem mais do que podem.

Pensando que educação financeira é um tema tão recorrente e de extrema importância para todos nós, principalmente aos jovens que estão ingressando agora no mercado de trabalho, resolvemos buscar ajuda na tecnologia e encontramos alguns aplicativos que podem auxiliar na hora de controlar os gastos e dar os primeiros passos em investimentos, por exemplo.

Ué, achou que investimento era assunto para grandes empresários? Errado! Fique com a gente para descobrir como você também pode entrar na onda e fazer com que o seu dinheiro renda.

Confira, no post de hoje, os 10 aplicativos de finanças que podem fazer a diferença para o seu bolso! 😊

Qual a importância da educação financeira para jovens?

Não há idade certa para aprender sobre finanças, isso é fato. Porém, uma educação financeira para jovens resulta em adultos empoderados sobre o próprio dinheiro, o que reflete não só na vida pessoal, como na sociedade como um todo, já que esses jovens aprenderão e se interessarão mais sobre economia e política, tornando-se cidadãos criticamente ativos.

Além disso, quanto mais cedo se aprende sobre o controle de gastos e finanças, melhor uma pessoa consegue enfrentar uma crise ou pequenas situações financeiras adversas do dia a dia. Uma coisa é fato: é preciso desmistificar de que dinheiro é um problema, um assunto complicado ou uma pauta somente para empresários e políticos. O tema é necessário a todos e, para isso, nada melhor do que conhecer algumas práticas para que você comece a organizar as suas finanças hoje mesmo.

Além de inúmeros cursos gratuitos – online ou presencial – sobre o assunto, é possível encontrar diversas dicas na internet sobre como ser mais organizado com o próprio dinheiro. Tire um tempinho para buscar sobre isso também!

O que é educação financeira pessoal?

É importante ressaltar, porém, que a educação financeira pode se abrir para diversos âmbitos de entendimento, sendo o pessoal o nosso foco neste artigo. Sendo assim, a primeira coisa a pontuar é que a educação financeira pessoal envolve muitos aspectos do cotidiano, já que dinheiro é algo presente em quase todas as atividades que fazemos diariamente.

Entre as mais diversas coisas, por meio da educação financeira é possível aprender sobre o mercado atual nacional e internacional, como os juros influencia na nossa vida, a consumir de maneira mais consciente, usar a função crédito com mais responsabilidade e fazer o próprio orçamento do mês, programando os meses seguintes.

E não pense que tudo isso é um bicho de sete cabeças, pelo contrário. Hoje, há diversos recursos à disposição que auxiliam a planejar os gastos, a entender o seu perfil de consumidor, estabelecer metas de curto e a longo prazo etc. Os aplicativos representam apenas alguns desses recursos, mas é possível buscar conteúdo de boa qualidade sobre finanças em cursos gratuitos online, podcasts, vídeos no Youtube, entre outros. Em resumo, a nossa dica é que você utilize a tecnologia a seu favor para aprender e colocar em prática as lições da educação financeira o quanto antes.

Como controlar os gastos?

Apesar de sabermos que existem teorias e formas mais estruturadas que ensinam a controlar os gastos, há algumas dicas legais de serem aplicadas no dia a dia, como o uso de planilhas. E ela pode ser feita de maneira bem simples!

Criar uma planilha de gastos pessoais, no Excel mesmo, permite que você tenha uma visão ampla das suas despesas individuais, priorizando o que é essencial para aquele mês, o que é supérfluo (mas ainda dentro do orçamento), o que pode ser descartado e o que é possível guardar, poupando um pouco de grana também.

Para facilitar, montamos um exemplo de planilha para você colocar em prática agora mesmo. Clique abaixo e faça o download da planilha de gastos pessoais! 😊

Download da
planilha

Aplicativos de finanças pessoais

Chegamos à parte do artigo que você tanto esperava, não é? Abaixo, selecionamos os melhores aplicativos existentes hoje para quem quer ser um bom organizador financeiro. Confira:

  1. Mobills

    Não tem erro: o Mobills é o aplicativo mais usado no Brasil de finanças, graças a sua ótima usabilidade, que atrai milhares de pessoas que buscam organizar a vida financeira. Ele possui um recurso bastante diferenciado dos demais que é a geolocalização de gastos, que facilita o entendimento sobre qual região você costuma gastar mais, como perto de casa, perto do trabalho ou qualquer outra localização específica.

    Além disso, o app dispõe de uma funcionalidade de planejamento financeiro dividido em categorias, nas quais você consegue atribuir tetos mensais de gastos para cada uma. Legal, né?

    Além da conta gratuita existente, também é possível escolher o plano premium da conta, sendo o primeiro mais restrito aos lançamentos de despesas e, o segundo, de uso ilimitado. Está disponível para Android, iOS e versão web.

  2. Guiabolso

    Caso você esteja à procura de um organizador de finanças que integra com os demais aplicativos de banco do seu celular, o Guiabolso é o ideal. Esse app ganha destaque por integrar contas bancárias e cartões de crédito, facilitando a administração das suas finanças em uma única plataforma.

    Outro ponto de relevância é a comparação que ele traz a respeito do índice financeiro de outros usuários com o mesmo perfil que o seu, ajudando para a criação do seu parâmetro de média de despesas e de organização. O Guiabolso está disponível para Android e iOS.

  3. Minhas Economias

    Como o próprio nome já diz, o Minhas Economias é voltado para o controle de gastos pessoais. Com todas as facilidades dos demais aplicativos acima, o diferencial se dá no recurso para quem precisar se planejar para o futuro.

    É bem simples: suponhamos que você queira dar entrada em um imóvel, certo? Com esse aplicativo, é possível definir o orçamento total para isso e acompanhar todo o seu programa para chegar até a meta estabelecida. O Minhas Economias está disponível para Android e iOS.

  4. Blu

    Lançado pelo Banco BS2, o aplicativo Blu é voltado especialmente para jovens e adolescentes, promovendo a educação financeira desde cedo de maneira bastante interativa. Por meio de estratégias da gameficação, o app oferece jogos e desafios em formato de quiz, que abordam assuntos como consumo consciente, economia, matemática, finanças, segurança etc.

    O que chama a atenção é a forma dinâmica com que o Blu educa os usuários quanto à valorização do trabalho, à organização do próprio dinheiro, à disciplina e à autonomia, pontos imprescindíveis para uma educação financeira de qualidade.

    Segundo os idealizadores do aplicativo, o objetivo da plataforma é desenvolver consciência financeira desde cedo, dando maior autonomia aos adolescentes e jovens. O Blu está disponível para Android e iOS.

  5. Organizze

    Com mais de dois milhões de usuários, o Organizze é o aplicativo perfeito para quem deseja criar metas pessoais focando em economia, podendo identificar claramente para onde o seu dinheiro está indo e priorizando setores de gastos. O app também permite a integração de contas bancárias e cartões, além da usabilidade ser bastante intuitiva, o que atrai ainda mais as pessoas.

    No Organizze, você consegue controlar o seu dinheiro com praticidade, tendo acesso a relatórios mensais que criam alertas de gastos, além de poder salvar todos os dados em nuvem. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Aplicativos para controle de investimentos

Para quem já está mais familiarizado com organização de finanças, talvez seja a hora de dar um passo rumo ao investimento. E sim: investir pode ser para todo mundo, não é coisa de outro mundo e não faz parte somente da vida de grandes empresários.

Inclusive, hoje em dia há diversos aplicativos que ajudam quem quer começar a poupar dinheiro, ajudando a monitorar o mercado de investimentos e a entender mais do assunto. Selecionamos alguns para você:

  1. Investing

    O Investing é um dos app mais usados hoje em dia para quem está começando a investir. Ele permite monitorar em tempo real as notícias e as movimentações de ações no mercado, com informações de mais de 20 mil instrumentos financeiros.

    Entre os diferenciais desse app, destacam-se a possibilidade de criar e personalizar o seu próprio portfólio de ações e o acesso a relatórios de especialistas de setor. O Investing está disponível tanto na versão web, como para Android e iOS.

  2. Bloomberg

    Se essa será a sua primeira vez investindo, não tem como errar: aposta na Bloomberg, que tem o seu aplicativo como referência quando o assunto é mercado financeiro. O app fornece informações a partir de diversas plataformas, além de conteúdo próprio disponibilizado via rádio, televisão e internet, sendo utilizado por grandes players do setor.

    Por meio do aplicativo da Bloomberg, os usuários podem acompanhar as informações sobre o mercado de finanças, commodities, cotação de moedas, taxas e títulos diversos. Você também pode acessar as notícias do dia a dia do mercado e receber alertas sobre ações do seu interesse. O app está disponível para Android e iOS.

  3. Kinvo

    Com um layout simples e de fácil usabilidade, o Kinvo tem o objetivo de facilitar o gerenciamento de quem quer investir. Entre os recursos disponibilizados pelo aplicativo, estão a análise gráfica da sua carteira de investimentos e a possibilidade de cadastrar demais carteiras, para comparações.

    É possível baixar o app na versão gratuita, mas você também pode assinar o plano premium da plataforma para ter acesso aos riscos e retornos de cada aplicação, além de notificação e alertas de dividendos. O Kinvo está disponível tanto para web, como para dispositivos móveis (Android e iOS).

  4. Finimize

    Com o slogan “finance doesn´t hove to be rocket science” ou “finanças não precisam ser ciências de foguetes”, o app da Finimize é reconhecimento mundialmente por ajudar novos investidores a entrar no mercado de maneira descomplicada, promovendo a ideia de que assuntos financeiros devem ser acessíveis e entendíveis para todos.

    Como diferencial, o app disponibiliza conteúdos em textos e áudios para auxiliar quem está ingressando no mercado de investimentos agora, com uma linguagem bastante acessível. Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para iOS.

  5. Yahoo! Finance

    O Yahoo! Finance é um dos app sobre finanças mais queridinhos dos usuários, com ótimas notas. Parecido com o aplicativo da Bloomberg, ele também permite acompanhar tudo sobre o mercado financeiro e as cotações vigentes, podendo escolher as ações favoritas para o recebimento de alertas.

    O aplicativo é ideal para quem deseja as últimas notícias para a tomada de decisão sobre o investimento, recebendo verificações e notificações em tempo real. Além disso, o recurso de comparação de informações de mercado por meio de gráficos interativos chama bastante a atenção dos usuários. Disponível para Android e iOS.

E aí, gostou da nossa lista? Para ajudar ainda mais, confira o vídeo abaixo sobre alguns dos app que falamos ao longo do artigo. É só clicar abaixo e aproveitar! 😊


Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.