10 dicas para relaxar antes do Enem

10 Dicas Para Relaxar Antes Do Enem

Por PRASABER

10 dicas para relaxar antes do Enem

Chegou a hora. O Enem está batendo à sua porta. O que fazer? Estudar mais para sanar todas as dúvidas? Revisar todo o conteúdo para não se esquecer dos pontos fundamentais de cada matéria? Parar de vez com os estudos para chegar mais tranquilo no dia da prova?

Calma. Em uma hora como essa, o mais importante é procurar relaxar e evitar que a pressão seja um inconveniente na sua busca por resultados. Pense que na reta final, é preciso ter a cabeça fria.

Quer saber como fazer isso? Então confira o artigo e conheça 10 dicas para relaxar antes do Enem. Acredite: elas podem ser muito importantes para melhorar o seu desempenho.

Conheça as dicas para relaxar antes do Enem

1. O dia anterior

Procure reservar o dia anterior para descansar, não importa se falta algo para revisar ou se você está plenamente preparado. O mais importante é que você chegue na prova sem estar cansado, uma vez que trata-se de uma atividade longa e que exigirá algo mais.

Assim, procure planejar o seu sábado. Esse pode ser o dia ideal para você não pensar em nada, até porque se você se preparou bem, os últimos dias foram intensos e é hora de amenizar um pouco o efeito do excesso de informação.

Se for possível, pratique uma atividade física mais leve, sem exigir muito do seu corpo ou colocá-lo em risco. Uma caminhada, esportes como natação e ciclismo podem ser interessantes nesse momento.

2. A semana anterior

É recomendável que você se prepare psicologicamente para o exame. Isso pode ser feito na semana anterior a ele quando você pode mudar sua rotina em função da prova do Enem. Se tiver que sair mais cedo de casa no dia da prova, então provavelmente você terá que almoçar mais cedo também. Sendo assim, comece a semana já se organizando para almoçar naquele horário de modo que o seu corpo não estranhe no dia do Enem. Essa dica é importante porque em uma situação extrema como esse tipo de exame é natural que qualquer anormalidade deixe seus nervos à flor da pele, sendo assim, procurando se precaver para qualquer tipo de eventualidade você pode controlar melhor a ansiedade no dia da prova.

Também é recomendável ter uma rotina mais leve nesses dias, com atividades lúdicas e exercícios físicos.

3. Evite comparações

Se você estudou, se dedicou e seguiu uma estratégia na sua preparação, então não há porque ficar se comparando com concorrentes logo na reta final. O que tiver que ser será. Por isso, concentre-se apenas no que você pode fazer de melhor. Muitos candidatos acabam colocando tudo a perder por se preocuparem demais com comparações nesse momento tão importante. Tenha calma. O pior que pode acontecer agora é a realidade de outra pessoa ser tomada como referência por você depois de tudo o que passou até o dia do exame.

Uma dica é selecionar bem as amizades nesse momento. Não deixe que qualquer comentário bem ou mal intencionado abale o seu psicológico.

4. Mantenha o foco

Dicas Para Relaxar Antes Do Enem

Da mesma forma, tente não deixar que parentes ou amigos que não entendem bem a sua realidade interfiram no seu desempenho. Para ter um estado mental bom às vésperas da prova, o ideal é que você evite desentendimentos. Nada de ter conflitos conjugais na reta final de um processo que é tão importante para a sua vida.

Se for possível, converse antecipadamente com essas pessoas para que elas se conscientizem da fase de vida em que você se encontra e assim facilitem o seu caminho.

Nas últimas semanas, será imprescindível que você não se desconcentre, sob risco de colocar a perder tudo o que foi construído ao longo da sua preparação.

5. Organize-se para a prova

No domingo da realização do exame, você precisará estar com a cabeça boa, por isso, nada de imprevistos. Conheça o local de prova, faça o trajeto e tenha plena certeza do que fazer para chegar dentro do prazo.

Essa dica é especialmente válida para quem precisa de ônibus para fazer o seu deslocamento. Na maioria das cidades, os horários dos coletivos são alterados nos domingos, por isso é importante que você use o domingo anterior para experimentar esse trajeto.

Chegar em cima da hora pode até ser um alívio caso você consiga, mas todo o nervosismo causado por uma situação de estresse poderá trazer um desgaste desnecessário que o seu concorrente direto pode não ter. Por isso é importante ter essa preocupação.

6. Comece a pensar positivo

A mentalização é um diferencial que grandes atletas apresentam em relação a seus adversários. Nomes como Michael Jordan, por exemplo, são conhecidos por chegarem ao extremo de visualizarem as jogadas antes mesmo do início das partidas. Você não precisa fazer isso, mas pode começar a pensar na prova do Enem como somente o momento em que você terá a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu ao longo do ano e não como algo terrível.

Essa postura ajudará você a controlar a ansiedade e trazer boas vibrações para os dias anteriores à sua prova. Fazendo isso, no mínimo você terá como evitar o desânimo e aquela sensação comum de não estar preparado o suficiente para a avaliação.

7. Cuidado com a qualidade do seu sono

Qualidade Do Sono Dicas Para Relaxar Antes Do Enem

Acostume-se a dormir bem, o que geralmente corresponde a 8 horas diárias de sono. Não importa tanto se você vai dormir tarde ou cedo, desde que o tempo de descanso seja o suficiente para que você esteja bem durante o dia. Como a prova do Enem acontece no período da tarde, pode ser até estratégico você se deitar um pouco mais tarde para ter mais energia quando a prova começar, mas atenção: não vá inventar moda na hora H.

O ideal é que você não faça nada de diferente no dia da prova, ou seja, se está acostumado a dormir às 23h para acordar às 7h, faça isso no dia da prova. Se está acostumado a dormir às 1h para acordar às 9h, mantenha. É preciso que o seu corpo esteja adaptado para a sua mente funcionar bem, sendo assim, se tiver que testar, o faça semanas antes e garanta a qualidade do seu sono e um bom desempenho.

8. Tenha critérios

Pense em estratégias de curto, médio e longo prazo. O longo prazo é o lugar do planejamento, para que você pense no que pode ser feito para acumular conhecimentos. No médio prazo, o mais importante é corrigir eventuais erros e alterar a rota caso seja necessário. No curto prazo é preciso cuidado. Não adianta pensar em grandes inovações porque não haverá tempo para isso. Sendo assim, crie estratégias que realmente possam surtir efeito.

Isso diz respeito a macetes que podem facilitar a resolução de problemas e revisões mais generalistas, que permitam a você se lembrar daquilo que já aprendeu.

Tome cuidado para não tentar assimilar muita informação na reta final. Opte por ações mais pontuais e eficientes.

9. Tenha alternativas

Também ajuda muito se você não tiver a sua vida voltada para o exame. Quando a pessoa sabe que tem outras possibilidades caso sua empreitada não dê certo, a tendência é que ela se sinta mais tranquila para fazer aquela atividade.

A grande importância da prova do Enem é que ela dá acesso a instituições de ensino de qualidade, sejam elas privadas ou públicas. Entretanto, existem outros meios para você conseguir sua aprovação, pois essas mesmas instituições podem realizar processos próprios de seleção.

A USP, por exemplo, referência entre as universidades públicas, seleciona alunos via FUVEST, enquanto a FMU, uma das principais universidades particulares do país, conta com seu vestibular tradicional e também com o vestibular agendado.

O segredo é ter atenção às possibilidades que cada instituição oferece para se preparar especificamente para o que realmente interessa a você. Quanto ao financiamento estudantil, o FIES realmente limita a participação para quem fez a prova do Enem, mas existe também a possibilidade de você fazer outro tipo de financiamento, como o PRAVALER.

10. Conheça o PRAVALER

Ainda seguindo essa lógica de contar com maiores possibilidades, o PRAVALER é um programa de financiamento estudantil privado, que permite acesso a alunos mesmo quando não fizeram o ENEM. Trata-se do maior programa particular do Brasil, o que significa que ele tem parceria com dezenas de instituições de ensino.

Para participar do PRAVALER, uma das exigências é o estudante apenas estar matriculado em uma instituição parceira, ou seja, você não precisa apresentar sua nota no ENEM. Assim, sabendo que pode contar com essa iniciativa, você pode relaxar e procurar apenas fazer o seu melhor no dia da prova.

Enfim, é importante estar com a cabeça boa para fazer qualquer avaliação. No caso do ENEM, o exame cobra uma série de conhecimentos técnicos, mas também faz exigências mentais. Se você não estiver bem, possivelmente terá dificuldades na prova. Sendo assim, coloque as dicas aqui apresentadas em prática e chegue com uma melhor preparação no dia da prova.

Agora que conferiu as dicas para relaxar antes do Enem, saiba também o que fazer depois de ter conseguido a sua aprovação. Aprenda a construir a sua carreira profissional.

Compartilhar
Categoria: Enem
Tags:

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.