10 habilidades que todo jovem profissional deve ter

Sabemos que a vida após a faculdade não é nada fácil, não é mesmo? Muito embora o jovem esteja cheio de energia e ávido por trilhar essa nova estrada, os recém-chegados ao mercado podem sim atravessar um período um pouco conturbado até se adaptarem totalmente.

“O que é ser um bom funcionário?”, se perguntam muitos jovens. E a resposta não é tão simples quanto parece, dado o fato de que lidar com os colegas de escritório, ter jogo de cintura e fazer as entregas no prazo combinado (além do talento, claro) são práticas diárias que não devem ser deixadas de lado, mas que se aprendem aos poucos com bastante dedicação.

Mas não se desespere! Listamos algumas habilidades que todo jovem profissional precisa se atentar no início da carreira. Aprenda quais são e comece a aplicá-las em seu dia a dia o quanto antes!

1 – Ser sempre honesto

Se você chegou mais tarde no escritório ou se atrasou para uma reunião importante, evite contar mentiras e colocar a culpa no trânsito. Dizer a verdade, sem entrar em detalhes, é o comportamento mais adequado nesses momentos.

2 – Aprender a receber críticas

Ninguém gosta de ouvir que está errado ou que não está fazendo um bom trabalho. No entanto, ao longo da vida profissional, é normal que o funcionário receba críticas e conselhos de seus superiores. Por isso, é preciso estar preparado para essas situações e entender que as críticas são essenciais para o crescimento pessoal.

3 – Introduzir assuntos interessantes

É comum que um novato no mundo corporativo receba uma série de dicas de pessoas mais experientes. Contudo, muitos se esquecem de mencionar a importância de estar inteirado com os assuntos da atualidade e de saber iniciar uma conversa interessante. Um bate papo despretensioso com o chefe durante o almoço pode fazer com que ele comece a ver você com outros olhos.

4 – Saber pedir

É essencial que o profissional saiba falar sobre suas necessidades e tenha a habilidade de pedir uma folga, um aumento ou uma promoção. No começo, é comum se sentir ansioso e inseguro, mas com o tempo a tarefa ficará mais fácil.

5 – Manter suas promessas

Dizer ao seu chefe que fará uma tarefa extra e não entregar ou prometer trabalhar no feriado e não aparecer são atitudes que podem prejudicar sua imagem na empresa. Quebrar promessas, mesmo que uma única vez, pode fazer com que as pessoas parem de confiar em você. Se não puder fazer, não prometa e evite constrangimentos.

6 – Comunicar-se com eficiência

Mesmo um engenheiro ou técnico em computadores deve saber se comunicar com eficiência. Mandar um e-mail bem escrito para o cliente e se portar bem durante a apresentação de um projeto ou reunião pode fazer você ganhar pontos com o chefe.

7 – Ser versátil e corajoso

Os vinte e poucos anos são a idade ideal para cometer erros, experimentar coisas novas e começar a se preparar para os desafios do futuro. Por isso, é preciso estar disposto a se entregar às novas experiência na vida e também no trabalho. Não tenha medo de tentar!

8 – Ter boas maneiras

Muitas reuniões e entrevistas de emprego acontecem durante o almoço ou café, o que demanda cuidado redobrado. Ter boas maneiras à mesa é indispensável para causar uma boa impressão e não passar vergonha na frente dos colegas de trabalho.

9 – Aprender a lidar com o seu humor

Para ter uma boa convivência na empresa, é essencial aprender a se controlar em momentos de raiva e frustração. Quando estamos chateados, podemos dizer e fazer coisas que fogem do nosso controle, então é preciso tomar cuidado.

10 – Jamais viver de aparências

Nessa fase da vida, em que o jovem começa a ter o próprio dinheiro, é preciso agir com cuidado e evitar extravagâncias. A dica é não virar escravo de um estilo de vida que você não pode manter. Modéstia e moderação são essenciais no início da carreira.

Conte para a gente sobre a sua primeira experiência profissional nos comentários!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.