10 sites que oferecem cursos online gratuitos com certificado


Estudar sempre é importante. Somente assim a pessoa tem como se qualificar desenvolvendo habilidades e competências para dar sequência à sua vida profissional. Nesse sentido, o certificado de conclusão é um diferencial pois mostra ao mercado que você está se atualizando nos temas que se relacionam com sua área de atuação. Pensando nisso, preparamos essa lista de cursos online gratuitos e que fornecem certificado para que você possa se aperfeiçoar e se destacar. Confira!

Conheça os Cursos online gratuitos com certificado

1. Fundação Bradesco

A capacitação profissional é fundamental para quem está em busca de espaço no mercado de trabalho. Para tanto, uma boa opção é recorrer aos cursos da Fundação Bradesco. Ao todo, são 80 modalidades que se dividem entre online e semipresenciais, com material de aula e uma série de outras vantagens.

Entre os cursos mais interessantes estão o de Administração, Desenvolvimento de Aplicativos e Gestão e Governança. O diferencial desses cursos está em aproximar o estudante da inovação. É possível aprender a criar aplicativos para smartphones, atuando em um mercado com grande potencial para o futuro. Esse é um caminho válido para quem deseja dar o primeiro passo em setores voltados ao empreendedorismo, como é o caso das startups.

Fique atento ao site, pois a Fundação costuma atualizar sua lista de cursos, sempre procurando atender às novas demandas do mercado.

2. Fundação Getúlio Vargas

A FGV é outra instituição bastante conhecida pela oferta de cursos gratuitos de boa qualidade. Em parceria com a Open Education Consortium (OEC), ela é a primeira fundação brasileira a fazer parte de um consórcio de instituições de ensino de países que se dedica a oferecer cursos completos, com materiais didáticos gratuitos online.

Assim, entre algumas opções que o aluno encontra nos cursos online grátis da FGV estão:

  • Liderança e Gestão Participativa na Escola;
  • Como organizar o orçamento familiar;
  • Ética empresarial;
  • Fundamentos da gestão de TI;
  • Introdução ao Direito Imobiliário.

Fique de olho nas modalidades presentes no site da instituição. Alguns cursos podem ser feitos rapidamente e ainda assim gerar resultados na sua vida profissional, mas fique atento: existem cursos para iniciantes e outros que são específicos para determinadas áreas, sendo assim, verifique quais são os pré-requisitos para cada modalidade antes de fazer a sua inscrição.

3. Coursera

Coursera é uma plataforma de cursos online gratuitos com certificado com opções para todos os níveis de ensino. Assim, ele atende a objetivos que vão desde os mais básicos até os mais sofisticados. A plataforma funciona no sistema Massive Open Online Course, ou MOOC, ou seja, você pode estudar o que quiser, mesmo disciplinas e cursos superiores, apenas não terá acesso à certificação formal, embora tenha direito ao certificado da modalidade. Um diferencial do Coursera é que os cursos são oferecidos por faculdades, o que significa que eles permitem acesso às mesmas aulas que os alunos das maiores instituições do mundo assistem.

É válido destacar que a plataforma conta também com cursos pagos, mas entre as ofertas de cursos gratuitos estão:

  • Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais;
  • Engenharia Financeira e Gestão de Riscos Parte 1;
  • Gestão de empresas de moda e artigos de luxo;
  • Aprenda os fundamentos da programação;
  • Introdução à Filosofia.

4. CIIE

O Centro de Integração Empresa Escola conta com cursos destinados a estudantes em busca de capacitação. É a solução ideal especialmente para alunos com baixa escolaridade, mas que precisam melhorar o currículo em busca de vagas, muitas delas, divulgadas pelo próprio CIEE. Assim, é possível aprender a usar programas como o PowerPoint, o Excel e o Word para aumentar suas chances nos processos de seleção.

O centro oferece cursos básicos, justamente para melhorar a qualificação de quem não tem acesso a eles no ensino formal. Ainda assim, eles costumam ser muito úteis como porta de entrada em diferentes áreas.

Se você está em busca de oportunidades para ensino fundamental e médio, pode ser interessante recorrer ao CIEE para conhecer seus cursos e assim melhorar o seu currículo.

O canal onde o CIEE disponibiliza os cursos é o CIEE Saber Virtual, destinado a estudantes, mas que também é aberto ao público em geral. Para participar do programa é preciso apenas ter acesso à internet.

5. SEBRAE

Mais voltado ao empreendedorismo, o SEBRAE também oferece cursos online gratuitos muito úteis em seu portal. As iniciativas vão desde dicas sobre planejamento financeiro até programas completos sobre gestão empresarial.

É uma dica interessante principalmente para quem já tem o próprio negócio e procura caminhos para aperfeiçoar seu trabalho.

Nos últimos anos, o SEBRAE tem investido na construção de soluções online com a mesma qualidade e impacto de seus cursos presenciais, o que pode ser notado nas avaliações recebidas por empreendedores dos mais variados segmentos. Alguns dos cursos mais interessantes:

  • Aprender a empreender;
  • Como planejar o seu negócio;
  • Marketing digital para o empreendedor.

6. Prime Cursos

O Prime talvez seja a plataforma mais completa em relação a variedade de opções entre cursos online gratuitos com certificados. São centenas de cursos divididos por áreas. Todos eles gratuitos. A busca pode ser feita por temas, por exemplo, se você estiver em busca de um curso de Administração, basta clicar no ícone do lado esquerdo da página e selecionar o tema. Na sequência, aparecerão as opções. Entre elas estão:

  • Plano de negócios;
  • Como criar uma startup;
  • Assistente Administrativo;
  • Comércio Exterior;
  • Gestão de Qualidade.

Vale lembrar que alguns certificados podem exigir uma taxa que atualmente está em R$ 49,90, ainda que você tenha acesso gratuito às aulas. De acordo com os responsáveis pelo site, esse custo tem a ver com investimentos em melhorias no sistema e servidores, nos serviços da equipe que presta o atendimento no site e na produção de novos cursos gratuitos de qualidade.

7. PoCa

A PoCa (Portal de Cursos Abertos) é uma iniciativa da UFSCar, uma das principais instituições de ensino do país. A plataforma oferece inscrições gratuitas para cursos de setores como Matemática, Gestão e Tecnologias na Educação.

A ideia é dar ao aluno condições de aprender e se atualizar em relação a diferentes áreas do conhecimento. Assim, é possível fazer a sua inscrição em quantos cursos quiser, desde que tenha acesso à internet e interesse em concluir a formação para obter seu certificado. Os cursos são criados por unidades de aprendizagem e trazem materiais de estudo de diferentes mídias e com diferentes propostas de atividades. Com a aprendizagem autodirigida é o aluno quem planeja seu percurso e pode concluir o curso quando pretender.

8. Learncafe

Outra opção que se destaca em termos de cursos online gratuitos com certificado, por sua enorme oferta de cursos presente no banco de dados. O Learncafe reúne mais de 2 mil cursos online grátis que podem sem acrescentados ao currículo de qualquer profissional e também prestar auxílio a quem busca as primeiras oportunidades no mercado de trabalho.

Como a variedade é grande, é preciso que o estudante escolha opções que realmente possam ser úteis profissionalmente. É o caso de cursos como Planejamento em Administração Geral e Auxiliar Administrativo. Para quem interessar, é possível também fazer cursos mais sofisticados pagando valores mais baixos do que os praticados no mercado.

Existem cursos para quem deseja entrar no mercado de trabalho e outros para quem quer criar diferenciais em sua carreira.

9. Microsoft

Uma das empresas mais conhecidas e bem-sucedidas do mundo também oferece soluções gratuitas para quem deseja estudar online. É a plataforma Microsoft Virtual Academy, destinada a cursos de tecnologia. Profissionais de TI, desenvolvedores e estudantes que estão em busca de informações e atualizações a respeito dessa área podem fazer uso de toda a inteligência da companhia para se manter em dia com o que de mais avançado se exige.

Alguns treinamentos são em inglês, mas existem algumas poucas opções em português. Vale a pena conferir as modalidades especialmente se você for um profissional ou entusiasta da área de tecnologia.

Cursos como Conceitos Básicos do Azure e Design and build mobile apps for Dynamics 365 for Finance and Operations são treinamentos que podem fazer a diferença para quem está em busca de soluções no setor.

10. Harvard Online Courses

Já pensou em estudar em Harvard? No modelo online, o Harvard Online Courses, isso já é possível. E o melhor: sem custos. A iniciativa reúne uma série de cursos, em áreas como Tecnologia, Literatura e Finanças. Alguns cursos são realmente sofisticados, como “Introdução às Humanidades Digitais”, “Cálculo Aplicado” e “Ciência de Dados”.

É uma oportunidade incrível para turbinar o currículo contando com a credibilidade de uma das instituições de ensino mais conhecidas e respeitadas do mundo.

Enfim, a ideia é que, independentemente de qual seja o seu momento atual, você se conscientize da importância de estar sempre estudando, na busca por melhorias na sua qualificação. Os cursos online grátis facilitam isso, pois eles podem ser feitos de casa ou de qualquer ambiente confortável. Fique atento a essas oportunidades para ter como se destacar.

Entendeu como os cursos online gratuitos com certificado podem ser úteis para o seu futuro? Então confira também como ser um profissional de sucesso.

Compartilhar
Categoria: Cursos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.