10 Startups brasileiras que possuem propósito social 10 Startups brasileiras que possuem propósito social

10 Startups brasileiras que possuem propósito social

Se você parar um minutinho para conversar com alguém que trabalhe com RH, vai entender como fazer parte de uma empresa que tem um propósito é um dos maiores motivadores de quem está em busca de uma recolocação ou do primeiro trabalho. Quando esse propósito é social, ele pode ser traduzido em uma palavra que todo mundo conhece: orgulho! Adiantamos que não param de aparecer startups brasileiras com propósitos sociais capazes de conquistar qualquer um!

Fala a verdade, quem é que não teria orgulho de saber que os seus esforços do dia a dia estão realmente contribuindo para que as pessoas possam viver melhor e com mais felicidade?

A busca por propósitos, por parte dos profissionais, há algum tempo é realidade. Então, resolvemos criar este conteúdo para te dar exemplos de startups brasileiras que já executam algum trabalho neste sentido. Os exemplos que usaremos vêm de diferentes segmentos, porém, todos têm em comum o desejo de contribuir para o desenvolvimento social do nosso país. Fique com a gente, confira e se encante!

Toma chuva de propósito!

PRAVALER

Aqui no PRAVALER a gente sabe muito bem como é uma delícia trabalhar com propósito! Por isso, é claro que ficaremos no topo da nossa lista. Se você ainda não sabe, nós batalhamos para levar educação para todos.

Um dos nossos objetivos é levar o ensino superior de qualidade para quem não teria acesso pelos caminhos tradicionais. Só que não paramos por aí! Nós também acreditamos que o intercâmbio é uma experiência profissional (e pessoal) que merece ser vivida por todos, e claro que também ajudamos com isso.

São 30 milhões de pessoas que pagam algo por educação no Brasil hoje. Queremos ter soluções financeiras para todas!

Simbiose Social

Com sede em São Paulo, a startup criou uma plataforma que conta com mais de 180 mil projetos sociais, com a intenção de ligar organizações que precisam de incentivo com empresas que querem direcionar seus recursos para alguma causa social. Essa plataforma tem a capacidade de encontrar projetos sociais que se alinham com os princípios das empresas que querem direcionar parte do seu capital para essas questões. Ao todo, mais 80 organizações já foram beneficiadas. Conheça mais.

O Polen

Com sede em Curitiba, O Polen torna possível que ao efetuar uma compra online, uma porcentagem do valor, que varia entre R$1 e 1% do valor gasto, é direcionado à uma instituição social cadastrada. Até hoje, mais de 300 instituições foram beneficiadas e, ao todo, mais de R$ 340 mil foram doados. Segundo a própria empresa, é comprovado que 94% dos consumidores brasileiros preferem efetuar compras em lojas que têm alguma importância social.

M.A.E.

Sediada em Campinas, interior de São Paulo, a M.A.E é uma startup focada na carreira de mulheres que se tornaram mães. Até hoje, infelizmente, ainda é comum que mulheres percam seus empregos após darem à luz, e é para ajudar essas mulheres que a empresa nasceu. Ao oferecer cursos de empreendedorismo para mães, a M.A.E. ajuda essas mulheres à profissionalizarem seus negócios e, dessa maneira, conquistarem mais qualidade de vida. Mais de 3 mil mães já participaram de um dos cursos da empresa. Saiba mais.

Artemísia

A Artemisia, localizada na cidade de São Paulo, nasceu como uma aceleradora de startups focada em empresas que têm impacto social, mas não têm capital para concretizar todos os seus planos. Em sua década de vida, a Artemísia já destinou mais de RS 112 milhões em investimentos para mais de 170 negócios brasileiros de impacto social. Saiba mais clicando aqui.

Favo Tecnologia

Com sede no Vale do Pinhão, no Paraná, a Favo Tecnologia nasceu para incentivar as pessoas a cultivarem seus próprios alimentos, o que resulta em menos gastos e mais saúde. A empresa oferece hortas verticais, com irrigação automática, controlada via smartphone. Nessas hortas podem ser plantados temperos e hortaliças. Em breve também serão comercializadas tecnologias para a irrigação automática de hortas horizontais. Incrível, né? Confira mais no site.

Estante Mágica

A empresa, que atua em escolas em diferentes partes do país, consiste em uma plataforma educacional sem custos, que tem a intenção de incentivar a leitura e o protagonismo de crianças do ensino infantil e fundamental 1. Esse incentivo nasce na possibilidade destes jovens estudantes se tornarem autores dos seus próprios livros. Até hoje, mais de 4 mil escolas foram atendidas e 400 mil alunos podem se chamar de escritores. Saiba mais no site da empresa.

Diaspora.Black

A Diaspora.Black tem 2 anos de atuação e acabou de passar pela sua primeira rodada de investimentos. Sua missão é conectar viajantes e anfitriões interessados na cultura afro. Além de oferecer opções de hospedagens em casas de pessoas negras espalhadas por cidades como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, a empresa vende diversos passeios que recontam a histórias dessas mesmas cidades, levando em consideração a presença da população negra nesses locais. Conheça o site.

Quero Quitar

O quero quitar, que tem sede em São Paulo, é uma plataforma totalmente digital, que ajuda pessoas endividadas a quitarem seus débitos. A startup conta com uma série de empresas parceiras, que permitem que seus devedores encontrem duas dívidas, simulem formas de pagamentos e façam ofertas através da sua plataforma. Tudo rápido e sem precisar sair de casa. Confira como todo o processo acontece.

BChem Solutions

Nascida em Itaúna, em Minas Gerais, a Bchem Solutions se propõe a transformar resíduos de óleo vegetal, que seriam descartados sem qualquer cuidado com a natureza, em Biodiesel. Ou seja: a empresa transforma o que antes seria lixo, em uma fonte de energia cada vez mais valorizada no mercado. Perfeita para quem faz da preservação da natureza a sua causa principal. Entenda mais sobre todo o processo.

Viu como as Startups brasileiras estão brilhando?

Poder olhar para uma lista tão diversificada como essa que apresentamos prova que é sim possível buscar sucesso profissional e ao mesmo tempo se importar com os rumos que a nossa sociedade está tomando. Essa é só uma amostra de como nós podemos esperar muitas ideias conscientes para os próximos anos. A revolução tecnológica possibilitou muitas coisas e uma das mais maravilhosas é a possibilidade de ser realizado financeiramente e ainda sentir orgulho do que se faz.

Aproveite que você acabou de conferir este conteúdo e leia também o nosso texto Como processos ágeis podem te ajudar a conquistar a liderança

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.