15 Carreiras do futuro que você precisa conhecer

Carreiras Do Futuro conheça 15 carreiras Pravaler


Se você olhar para o mercado de trabalho hoje, verá que ele já não é o mesmo em relação a 20 anos atrás. Profissões até então intocáveis agora parecem completamente transformadas pela realidade que nos cerca. São os efeitos da tecnologia na sociedade. Se antes precisávamos de uma série de processos extremamente burocráticos para realizar ações, atualmente basta um clique para que elas aconteçam. É nesse sentido que precisamos pensar nas carreiras do futuro.

As soluções tecnológicas geram impactos significativos no mercado de trabalho e a tendência é que isso continue acontecendo nos próximos anos. E detalhe: de maneira ainda mais intensa. Sendo assim, nada melhor do que conferir as carreiras do futuro para já começar a se preparar para elas.

Conheça as carreiras do futuro

1. Tecnologia da Informação (TI)

TI é a chave para as empresas se adaptarem à evolução tecnológica, pois esta é a área que cuida de toda a infraestrutura de uma organização em relação a hardwares e softwares. Em um cenário em que as transformações acontecem de maneira cada vez mais rápida, investir em uma boa equipe de TI parece ser uma solução estratégica.

Cabe ao profissional de TI criar, implementar e gerir os sistemas. Sendo assim, suas especialidades estão em alta. É por isso que não é exagero imaginar que seu trabalho estará entre os mais requisitados em um futuro próximo.

Empresas com bons profissionais de TI terão como garantir maior segurança e estabilidade para os sistemas que trarão resultados para seus clientes, o que justifica a valorização do profissional da área.

2. Big Data

Ainda em termos de evolução tecnológica, o Big Data parece colocar o trabalho com a informação em seu devido lugar, literalmente. Para entender melhor, pense que em ambiente online, pessoas e empresas estão o tempo todo gerando dados. Estes, costumam ser perdidos em redes sociais, sites, entre outros.

Agora pense em uma tecnologia capaz de registrar cada dado produzido e trabalhar com ele de maneira a transformá-lo em informação útil para a empresa. Esse é o papel do profissional de Big Data, já valorizado nos dias de hoje e que tende a se tornar ainda mais relevante no futuro.

Essa capacidade de fazer um uso estratégico dos dados é o grande diferencial de empresas gigantes do setor de tecnologia que movimentam bilhões de dólares anualmente. Não por acaso, elas pagam muito bem por especialistas no assunto.

3. Marketing digital

Profissionais de marketing digital são os nomes certos para as empresas que precisam criar diferenciais no mercado. O que fazer quando o seu produto disputa espaço com uma marca que parece igual, mas que vende por preços mais baixos? Nessa hora, os serviços de uma agência de marketing fazem toda a diferença porque é ela quem delimita o lugar onde a empresa vai atuar de maneira a gerar resultados.

Assim, e com a inevitável evolução do marketing digital, a tendência é que essa busca por espaço se intensifique, mas agora em ambiente online, onde as empresas precisarão se destacar em redes sociais, buscadores, entre outros. Somente o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, fatura mais de U$ 60 bilhões por ano com publicidade, investindo em um negócio que é tão lucrativo para a empresa quanto para seus anunciantes.

Dessa forma, o marketing digital se mostra como outra forte tendência entre as carreiras do futuro, seja no que diz respeito à publicidade paga quanto à orgânica.

4. Biotecnologia

A Biologia é outra ciência que pode e deve ser impactada com a evolução tecnológica. Isso porque ela permite a manipulação do material biológico visando a melhora da qualidade dos alimentos que comemos e dos remédios que consumimos, de maneira que tenhamos melhor qualidade de vida no futuro.

Essa evolução depende do investimento em inovação e tecnologia, que tende a ser uma demanda cada vez maior nos próximos anos tanto para o Brasil quanto para o restante do mundo.

O mais importante em relação a isso é saber que, aprofundando seus estudos, o profissional tem como atuar no desenvolvimento e sustentabilidade, algo muito valorizado em laboratórios dos mais diversos tipos, nas indústrias e nos centros de pesquisas.

5. Engenharia ambiental

Todo processo de desenvolvimento precisa ser controlado. E cabe a este profissional evitar que o impacto ambiental cause danos ao lugar onde vivemos.

O que faz com que essa profissão tenha tudo para estar entre as carreiras do futuro é que as leis ambientais têm exigido cada vez mais das empresas e instituições em relação ao cumprimento das regras.

Assim, tanto os órgãos públicos precisam investir na contratação de profissionais capacitados para fiscalizar eventuais irregularidades quanto as empresas privadas precisam se precaver, evitando que seus projetos desrespeitem essas leis a ponto de trazerem multas pesadas, capazes de comprometer a sua rentabilidade.

De qualquer forma, o engenheiro ambiental é um profissional que tende a ter muito espaço no mercado de trabalho do futuro.

6. Medicina

Uma profissão que sempre foi bastante exigida e que tende a continuar assim por muito tempo. A demanda por serviços médicos aumenta em função de fatores como o envelhecimento da população.

Historicamente, estudar medicina é optar por uma carreira que tem boa aceitação no mercado de trabalho em virtude da importância que a saúde tem. Além disso, tanto no setor público quanto na iniciativa privada, o médico costuma ganhar bem, consideravelmente acima da média da população. Caso o profissional opte por seguir uma especialização, ele pode tornar esses vencimentos ainda mais elevados.

7. Engenharia de Petróleo e gás

Nossa sociedade é extremamente dependente de fontes de energia. Precisamos de petróleo para nos deslocar e para colocar em prática boa parte de nossas atividades de rotina. E mesmo que se trate de um bem finito, o petróleo ainda tem um valor elevado para os padrões da sociedade moderna.

É por isso que o profissional capacitado para lidar com diferentes fontes de energia deve ser valorizado. Ele é o responsável por criar e aperfeiçoar técnicas de extração. Nessa busca pela eficiência, seu espaço no mercado de trabalho é garantido e sua remuneração, elevada.

8. Logística

E o que pensar de quem tem a responsabilidade de fazer os processos funcionarem dentro de uma cadeia de produção altamente sofisticada?

É natural que o profissional de logística tenha reconhecimento em função de sua capacidade de garantir os melhores caminhos para que as soluções sejam entregues ao consumidor o quanto antes e com o máximo de qualidade. É isso o que faz com que o profissional apareça na lista de carreiras do futuro.

9. Audiovisual

Boa parte do conteúdo que você consome é audiovisual. Plataformas como o YouTube, por exemplo, fazem parte da rotina de um número cada vez maior de pessoas. Em função disso, empresas dos mais diferentes tipos estão investindo pesado em expor seus produtos nesses meios digitais.

Assim, a produção de conteúdo audiovisual tende a ser valorizada, fazendo com que nos próximos anos os especialistas nesse tipo de atividade tenham como ganhar mais justamente por terem como fazer a diferença no negócio de grandes empresas.

10. Economia

Os profissionais chamados de assessores de investimentos são especialistas nesse universo que atuam de maneira independente, facilitando a ação de investidores, seja no mercado de renda fixa, seja no de renda variável.

Por terem uma visão ampla a respeito do funcionamento dos ativos, eles estão sendo cada vez mais requisitados dentro de um mercado em plena expansão.

Conforme os hábitos financeiros do brasileiro se transformam, a tendência é que esse especialista seja mais valorizado, o que representa uma brecha para o economista. Graduados nesse setor tendem a ser os futuros assessores.

11. Empreendedorismo digital

Você já deve ter ouvido falar de alguém que mesmo sem ter feito a faculdade conseguiu chegar longe na vida por conta da tecnologia. Entretanto, isso deve se tornar uma raridade no futuro.

Primeiro porque as instituições de ensino estão a cada dia mais absorvendo novos processos e conhecimentos e segundo porque na medida que esses processos se tornam cada vez mais sofisticados, a transmissão de conhecimentos passa a ser muito mais complexa, o que pode tornar inviável o aprendizado fora da sala de aula.

É por isso que é preciso ficar de olho em cursos voltados para a tecnologia. Deles é que devem sair os milionários do futuro.

12. Coach profissional

O coach é um especialista que presta serviços para alguém que precisa de uma orientação mais específica, seja na vida pessoal ou na profissional.

Consequentemente, essa orientação deve ser altamente qualificada, realizada por especialistas em sua área de atuação.

Com o tempo, e o sucesso de profissionais que se dedicam a esse tipo de treinamento mais direto, a tendência é que eles sejam mais requisitados e ganhem mais dinheiro por isso. Neste caso, é essencial uma formação completa em determinada área do conhecimento, além de uma boa dose de preparação para lidar com o ser humano e suas particularidades.

13. Gerente comercial

É responsabilidade do gerente comercial, traçar as estratégias na busca pelos resultados de uma empresa. Esse profissional pode ser formado em Administração, Economia ou Marketing, mas deve ter uma experiência comprovada em vendas.

Em um cenário de constante transformação, o gerente comercial terá importância para liderar as organizações com racionalidade e extrair o máximo do potencial dos novos especialistas.

14. Engenheiro de softwares

Se você é um dos que não vive sem o seu smartphone então entende o motivo que faz com que o engenheiro de softwares tenha tanto potencial para o futuro.

Nos próximos anos, bons programadores estarão entre os maiores beneficiários da evolução da tecnologia, podendo ganhar mais com suas soluções.

15. Estatístico

Esse profissional tem algo que fará toda a diferença no futuro: a capacidade de definir a frequência de eventos e assim prever o que está para acontecer. Agora pense nesse potencial dentro de empresas de tecnologia que investem pesado em inovação. É isso o que faz com que a Estatística seja uma das carreiras mais promissoras.

Enfim, essas são as carreiras do futuro. Quer saber como começar em algumas delas? Então saiba o que é cursinho pré vestibular.

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.