3 características valorizadas pelo mercado de trabalho

Por PRAVALER

3 características valorizadas pelo mercado de trabalho

Profissionais apáticos, que costumam não emitir opiniões e ajudar a empresa, são vistos com certa desconfiança e podem ser alvos fáceis na hora de realizar alguma demissão.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já conta com quase 12 milhões de desempregados – uma grande parte por conta da grave crise econômica e política. Nessas circunstâncias, se destacar profissionalemnte é ainda mais importante.

Por isso, para ajudar você na hora de conquistar um emprego e se manter sempre essencial para a companhia para a qual trabalha, decidimos listar três das características mais valorizadas pelos recrutadores. Confira!

1 – Equilíbrio emocional

Característica essencial em qualquer ambiente de trabalho. As exigências são cada vez mais intensas, as equipes cada dia mais enxutas e as cobranças por resultados maiores. Empresas buscam profissionais capazes de controlar suas emoções, absorver críticas e se manterem motivados para continuar a atuar da melhor maneira possível.

É cada dia mais comum encontrar empresas que aplicam testes de personalidade em seus candidatos antes mesmo de entrevistas com o gestor. Essas “provas” auxiliam os psicólogos da área de recursos humanos a entenderem melhor como cada um se comportaria dentro da companhia e, assim, podem escolher aqueles que têm as personalidades que mais se encaixam no perfil da empresa.

2 – Autogerenciamento

O autogerenciamento é essencial para um trabalho de qualidade e fundamental para os profissionais de qualquer área. Quem tem uma boa capacidade de se autogerenciar e não precisa que outros profissionais fiquem sempre lhe dizendo o que fazer terá vantagens no ambiente profissional. Se você já tem essa habilidade, aperfeiçoe. Se não tem, desenvolva ao máximo.

3 – Resiliência

Profissionais capazes de manter um bom desempenho em tempos difíceis são mais bem aceitos no mercado de trabalho. A resiliência é uma das características muito valorizadas pelos empregadores. Em uma entrevista de emprego, é muito comum se deparar com perguntas como “conte uma dificuldade vivenciada em sua vida profissional ou pessoal e como agiu para confrontar a situação?”. Essa questão tem como principal função entender se você é capaz de agir em momentos de intensa pressão e como se comporta quando nem tudo sai como planejado. Resiliência é a famosa capacidade de se moldar ao ambiente e aprender a entregar o melhor, independente da situação.

Existe algo a mais que não destacamos aqui e que você considera fundamental nesse contexto? Compartilhe com a gente nos comentários!

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Categoria: Carreira

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