3 dicas de sustentabilidade para estudantes universitários

O termo “sustentabilidade” é utilizado para definir o conjunto de ações humanas que visam suprir suas necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações. Assim, sugere que o desenvolvimento econômico deve se utilizar dos recursos naturais do planeta de forma inteligente, garantindo que eles se mantenham também no futuro.

Com a ampla utilização no termo pela mídia nas últimas décadas, é comum que as pessoas entendam o desenvolvimento sustentável como obrigação do governo ou de grandes corporações. Porém, esta é uma responsabilidade de todos e pequenas mudanças diárias podem ser de grande valor para o planeta. Você já pensou no impacto ambiental das atividades do seu dia a dia na universidade?
Confira algumas dicas de sustentabilidade para estudantes, que, além de ambientalmente corretas, ajudam você a economizar:
1 – Mude o seu meio de transporte
É comum que grande parte dos estudantes more longe do campus universitário e se utilize do carro para ir à faculdade. Isso significa um grande número de pessoas dirigindo seus carros sozinhas, sendo que muitas delas moram na mesma região. Assim, as caronas são uma opção sustentável para quem precisa do carro como meio de transporte.
Por que não criar um grupo de caronas dentro da sua turma ou até mesmo na faculdade como um todo? Carros mais cheios contribuem para melhorar o trânsito nas grandes cidades e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Dar e pegar carona é ainda uma ótima forma de economizar o valor do combustível e do estacionamento.
A bicicleta também vem ganhando cada vez mais espaço nas grandes cidades, já que, além de contribuir para o meio ambiente, promove diversos benefícios para a saúde do usuário. É preciso estar atento às normas de segurança, utilizar equipamentos de proteção e realizar a instalação de luzes, retrovisor e buzina, de forma a reduzir o número de acidentes.
2 – Reduza o número de cópias e impressões
Muitas disciplinas requerem do universitário uma quantidade enorme de materiais que são disponibilizados para cópia. É claro que estes conteúdos são importantes para o aprendizado do estudante universitário, mas sempre vale se questionar: você realmente precisa de todos estes textos em papel? Imprimir de forma consciente reduz o consumo de recursos naturais e significa economia para o estudante. Ao imprimir, procure utilizar folhas de papel reciclável e modos de impressão econômicos, que utilizam menos tinta do que a impressão comum.
O compartilhamento de materiais também é uma excelente forma de reduzir a quantidade de papel utilizada por cada estudante. Alunos do semestre anterior podem, por exemplo, passar adiante os materiais utilizados para aqueles que vão iniciar as disciplinas no semestre seguinte.
3 – Adote a sustentabilidade no cotidiano
É comum que as pessoas se atentem à economia de recursos como água e energia elétrica em suas residências, mas a deixem de lado na universidade. Procure sempre replicar estes esforços na faculdade, apagando a luz ao sair dos ambientes, não deixando aparelhos ligados no stand-by e utilizando torneiras e descargas de forma consciente.
Garrafas e canecas também vêm recebendo mais atenção dos estudantes: ao invés de comprar diariamente sua garrafinha ou se utilizar de copos descartáveis, leve consigo uma garrafa de água e uma caneca plástica para o café. Esta medida contribui para reduzir o desperdício de recursos na universidade.

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.