3 dicas que vão ajudar você nas escolhas típicas de início de carreira

Na maioria das vezes, a escolha de carreira tende de ser a decisão mais difícil de um estudante. Atualmente, o jovem não está preparado para o mercado de trabalho por conta da falta de profissionalização e não existe um acompanhamento diário que ajude este jovem a se identificar com um plano de início de carreira.
Por outro lado, há jovens que já decidem suas profissões desde pequenos e outros que escolhem no momento em que fazem inscrição do vestibular. Um problema bastante comum é a instabilidade no mercado devido à intensidade de transformações e mudanças que ocorrem no cotidiano, que espera profissionais cada vez mais aptos a se adequarem a novas oportunidades e funções.
Escolher como sua carreira irá começar é um passo muito grande. Mas não se preocupe! Reunimos algumas dicas para você conseguir desempacar essa decisão. Lembrando que é importante não ser influenciado nessa hora, justamente por estarmos falando de seu futuro. Então, decida por si mesmo qual carreira irá seguir!
1 – Pesquisar ao máximo
O primeiro passo é pesquisar as carreiras disponíveis em instituições privadas e públicas, verificando os cursos e tentando desmistificar o universo do perfil dessas profissões. A melhor forma de fazer isso é entrar em contato com profissionais (pode ser por meio das redes sociais, que a comunicação é mais rápida e prática) para tirar suas dúvidas sobre o mercado de trabalho da profissão que você tem em mente. Às vezes, você verificará que não existem muitas oportunidades e que o salário nem sempre é vantajoso, mas é importante observar esse mundo antes de fazer o curso, para que você entre já sabendo dos prós e contras.
2 – Fazer testes vocacionais
Há muitos sites na internet que disponibilizam testes vocacionais para você encontrar carreiras com as quais se identifique mais. Seus gostos e personalidade, assim como a sua afinidade por alguma área, irão ajudar a definir qual profissão tem a ver com você. É legal, porque esses testes fazem perguntas aleatórias, com o objetivo de conhecer o seu modo de pensar em diversas situações. Nas escolas, é comum também fazer esse teste acompanhado de um pedagogo para ajuda a definir sua área de interesse.
3 – Analisar a carreira escolhida
As suas particularidades podem auxiliar na escolher da sua carreira. Como assim? Dependendo da sua personalidade, a carreira já estará estabelecida. Se você gosta de exatas, você deve conhecer as profissões que se relacionem com isso. Se gosta de se comunicar, a área de humanas é a ideal. Coloque no papel tudo que você gosta de fazer e matérias que gosta de estudar para ir restringindo as opções.
É preciso ter muita calma para escolher uma carreira, porque deve ser bem pensado. Então, respire fundo e não se sinta pressionado. Cada um tem o seu tempo para decidir o que quer fazer da vida acadêmica e profissional.
O Ideal Invest é um blog que visa conteúdos sobre a vida universitária e carreira profissional. Continue por aqui!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.