3 grandes desafios de estudar em outra cidade 3 grandes desafios de estudar em outra cidade

3 grandes desafios de estudar em outra cidade

Se entrar na vida universitária já é uma grande luta, imagine para aqueles que decidem estudar em outra cidade? O fato é que, para conseguir uma vaga em uma boa universidade, além de garantir uma boa nota no Enem, é preciso estar preparado para viver longe da família e dos amigos.
Isso ocorre com frequência no Brasil, pois as instituições de ensino superior mais bem avaliadas se localizam em grandes centros, provocando a migração dos estudantes. Mas quais seriam os maiores desafios de estudar em outra cidade? Confira o post!
1 – Os custos
Independente do que seja, estudar requer investimentos. Afinal, para estudar em uma universidade, é preciso arcar com algumas despesas, como moradia, xerox, aquisição de livros, alimentação e transporte. Existem muitos casos em que os estudantes desistem justamente por não ter como se sustentar em outra cidade.
Uma saída seria fazer uma poupança e guardar dinheiro aos poucos. Mas para isso, é preciso começar cedo. Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito comum os pais começarem a economizar desde o nascimento da criança, pois só dessa forma o filho terá condições para estudar em uma universidade.
Outra saída é lançar mão dos programas do governo. Nesses programas, é possível ter uma assistência em termos de financiamento ou pagamento de bolsas. Porém, em sua maioria, os incentivos são apenas para os estudantes de baixa renda. Empreender enquanto estuda é outra saída relevante.
2 – Autonomia
Um grande desafio para os estudantes que estão saindo de casa para estudar é quanto à sua autonomia. Analisando o perfil dos pais brasileiros, a tendência é que os filhos sejam sempre super protegidos e muito bem cuidados. Claro que não se pode generalizar: há aqueles pais que realmente preparam os filhos para saibam cuidar de si mesmos e sejam autônomos.
No Brasil, com exceções, não é muito comum sair de casa cedo para estudar ou trabalhar. Quem o faz é quem realmente necessita. Muito diferente do que ocorre nos Estados Unidos ou no Canadá, países nos quais os filhos saem de casa antes da maioridade.
O filho que pretende sair de casa para estudar precisa estar preparado psicologicamente para conseguir lidar com a pressão dos estudos em uma universidade, com os afazeres domésticos – por exemplo, limpar a casa ou o quarto e lavar roupa – e com a questão financeira.
Na teoria, pode ser uma tarefa muito fácil. Mas até se acostumar com essa nova vida, você pode demorar um pouco e até mesmo ter de lidar com alguns problemas no meio do caminho.
3 – Lidar com pessoas diferentes
Além de todas as questões já mencionadas sobre estudar em outra cidade, devemos destacar o grande desafio que é lidar com pessoas que são completamente diferentes de você. Quando se vai estudar em outra cidade, devido ao custo de vida, a tendência é que a pessoa divida um apartamento com outras, seja alugando um quarto na casa de alguém ou indo morar em uma república.
A adaptação a esses novos ares pode ser bastante difícil se o estudante não estiver aberto a novas experiências, pois cada um tem uma maneira de agir e teve um tipo de educação em casa, entre outros fatores. Por isso, na hora de ir estudar em outra cidade, é muito importante que o indivíduo esteja preparado e aberto a novos desafios. Afinal, estudar já é algo muito exigente – imagine só os desafios de se estudar em outra cidade.