3 ideias de negócios que você pode começar durante a faculdade

Por useradmin

3 ideias de negócios que você pode começar durante a faculdade

O estudo “Juventude Conectada”, realizado pela Fundação Telefônica Vivo, revelou que 65% dos jovens preferem ter um negócio próprio a se tornar funcionários em alguma empresa. Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 21% dos 1.440 jovens ouvidos já possuem empreendimentos no mundo digital e quase 50% pretendem usar a tecnologia e a internet para empreender nos próximos cinco anos.

Esses jovens estão descobrindo que é possível empreender com pouco investimento e muita dedicação ainda durante o curso universitário. A verdade é que o conhecimento cada vez mais acessível e a possibilidade de trabalhar online fazem com que muitos universitários entendam que é possível ser inovador e criar seu próprio empreendimento em vez de procurar um emprego.

Bom lembrar que algumas das maiores empresas de tecnologia foram criadas em ambientes universitários e possibilitaram que seus fundadores se tornassem verdadeiros gurus em suas áreas de atuação. É o caso do Facebook, com Mark Zurckerberg, Microsoft, com Bill Gates, e Dell, com Michael Dell.

Se você é universitário e gosta da ideia de ter seu próprio negócio, nas próximas linhas vamos mostrar três ideias que podem ser interessantes para você executar. Confira quais são!

1 – Analista de redes sociais

As empresas mais ativas no mundo digital sabem que ter perfis ativos nas redes sociais aumenta as possibilidades de negócios. Até mesmo pequenas empresas e profissionais liberais percebem as vantagens de usar as redes sociais para ampliar o alcance de suas marcas. Como universitários costumam estar sempre conectados às redes, alguns podem empreender nessa área.

Se você gostar da ideia, pode usar seu conhecimento para prestar assessorias para empresas e trabalhar como gestor de mídias sociais. Além de estar inserido num ofício prazeroso e que pode gerar um bom retorno, você tem a possibilidade de ampliar seu conhecimento e criar networking para sua carreira.

2 – Organização de eventos

Se você faz parte do grêmio estudantil, da comissão de formatura ou até mesmo é representante de sala, pode ter ideia de como o contato com pessoas é poderoso. Isso fica muito claro quando encontros, festas e festivais da universidade são planejados. Para quem gosta de lidar com gente e curte movimentação, organizar eventos pode ser uma ótima área para empreender.

Promover a organização de eventos profissionalmente fora do campus permite você ganhar conhecimento na área, se especializar em um setor que pode ser de seu interesse e ampliar suas chances de ingressar no mercado de trabalho. Fica a dica!

3 – Programação

A área de programação se torna forte a cada dia e ainda carece de bons profissionais. Com o advento da internet, toda empresa que qusier sobreviver no mercado precisa criar um site. Como às vezes lhes falta mão de obra interna, resta buscar a terceirização da função.

Se você faz o estilo nerd e gosta bastante de tecnologia, aprender a programar pode ser uma ótima opção para ganhar dinheiro com algo seu, mesmo que seja como freelancer. Você ainda ganha uma certa vantagem por estar dentro de um ambiente no qual as novas tecnologias e tendências são amplamente debatidas.

E aí, já escolheu qual negócio vai montar?

Essas são três de muitas ideias que você pode adotar para empreender enquanto se forma. O legal é que você pode construir seu portfólio dentro da própria universidade e realizar trabalhos no campus.

Empreender enquanto se forma anima você? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.