3 razões para você rejeitar uma proposta de emprego

O início do ano chegou e, com ele, uma série de profissionais voltam a buscar novas colocações no mercado de trabalho. O mercado instável e a crise dificultam não só a procura, mas também a análise das pessoas na hora de permanecer no emprego ou aceitar uma nova colocação.
No entanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de mandar currículos para todas as vagas de emprego que você vê ou até mesmo de aceitar a primeira proposta que fazem logo depois de uma série de entrevistas realizadas.
Abaixo, listaremos algumas das razões pelas quais você deve rejeitar uma proposta de emprego sem sentir que está fazendo um péssimo negócio para a sua carreira. Na verdade, você analisará com mais sabedoria as suas oportunidades, visando um cargo melhor.
1 – Alta rotatividade na empresa
O primeiro sinal de alerta é a rotatividade de funcionários dentro de uma empresa. Isso porque quanto mais você percebe que as pessoas não ficam muito tempo, mais significa que este ambiente pode ter um sério problema. Seja ele o chefe difícil de lidar, um gerente que acredita que é superior aos seus funcionários ou até mesmo uma equipe desmotivada.
Por isso, tente descobrir o motivo de sua contratação e fique atento ainda na entrevista ao modo como as pessoas tratam e são tratadas.
2 – Anúncio de vaga repetido
Você já deve ter reparado que algumas empresas costumam “repetir” o mesmo anúncio várias vezes. Existem duas possibilidades para esse fato. A primeira é que a vaga de emprego não está sendo aceita por nenhum candidato, seja porque o salário não é compatível com o mercado ou porque os gestores estão pedindo muitas atribuições por um valor baixo.
Já a segunda opção é ainda pior: o fato de que a última pessoa a ocupar aquele emprego saiu rápido demais da vaga e aí o sinal de alerta deve ser ainda maior. Afinal, se o funcionário decidiu ir embora do emprego com tão pouco tempo, é porque algum problema ele teve. E se isso costuma acontecer com frequência, o problema pode ser da empresa.
3 – Funções indefinidas
Outro ponto que você deve levar em consideração na hora de rejeitar ou aceitar um emprego são as funções que você terá na empresa. Por isso, na hora da entrevista, veja se o seu gestor sabe especificar bem quais serão as suas atribuições dentro da organização. Dessa maneira, você não terá problemas quando assumir o seu posto.
Caso o seu futuro chefe não saiba especificar a sua função ou fale que você terá que desempenhar mais coisas do que o cargo pede, pense bem antes de aceitar esse emprego. Assim, você evita problemas quando estiver empregado.
Lembre-se de ficar atento a todos os aspectos da empresa na qual você está se candidatando. Dessa maneira, você encontra um bom emprego e consegue ter um plano de carreira favorável para sua vida profissional.

Categoria: Profissões

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR