30 profissões em alta para 2020 30 profissões em alta para 2020

30 profissões em alta para 2020

Escolher uma profissão para seguir não é tarefa fácil, já que as áreas de atuação são muitas e as mudanças no mercado de trabalho são constantes. Se você está começando a vida profissional agora, deve estar se perguntando qual área vai garantir um futuro promissor, maior estabilidade financeira e satisfação pessoal e profissional.

Já para quem tem uma profissão estabelecida, saber se o investimento do seu tempo na carreira escolhida está valendo a pena e dando retorno financeiro também é importante, por isso é sempre bom analisar o guia salarial de sites que são especialistas no assunto.

A premissa do mercado é a seguinte: quanto maior for a demanda, maior será a procura por profissionais de áreas específicas. Diante disso, as profissões em alta para 2020 valorizam algumas demandas:

  • otimização de custos;
  • potencialização de lucros;
  • geração de dados;
  • garantia de experiências positivas.

Para executar essas tarefas, algumas funções estão sendo valorizadas e consideradas as profissões do futuro.

Saber quais são as profissões em alta e que estarão em ascensão nos próximos anos é fundamental para tomar a melhor decisão antes de passar pelo processo seletivo de uma faculdade. E nós vamos te ajudar a conhecer as principais áreas e as especialidades que são destaques nos últimos anos e prometem continuar com tudo nos próximos. Confira:

Área de tecnologia: a mais procurada do momento

Com o mundo cada vez mais conectado e automatizado, novos comportamentos e necessidades se tornaram realidade no mercado. A presença da tecnologia no dia a dia das pessoas fez com que essa área fosse uma das mais buscadas nos últimos anos e a previsão é de que avance ainda mais nos próximos.

Hoje, vivemos uma grande revolução tecnológica e o imediatismo se tornou indispensável para atender às demandas vindas dessa nova era. A partir disso, a otimização de tempo, espaço e custos se tornaram fatores fundamentais para as empresas. Especialidades ligadas à programação, desenvolvimento de novas tecnologias e banco de dados são destaques para que a automatização de processos e funções se tornem uma realidade no mundo corporativo.

Uma das maiores preocupações das empresas atualmente é a proteção de seus dados, uma vez que o acesso às tecnologias e aos softwares cresceu e, consequentemente, os riscos de exposição da marca também. Por isso, as grandes companhias, as médias empresas e, até mesmo, as startups mais inovadoras do mercado têm buscado por profissionais que trabalhem para garantir a segurança total das informações do negócio, evitando que a empresa seja burlada ou invadida.

As principais posições da área de tecnologia são:

  • Segurança da informação;
  • Inteligência artificial;
  • Desenvolvimento de software;
  • Big Data e inteligência analítica;
  • Engenheiro de dados (ou cientista de dados);
  • Machine learning;
  • Engenheiro de cibersegurança;
  • Tecnologia de informação de serviços.

Marketing Digital: cada vez mais em alta nas profissões do futuro

O mercado passa por mudanças a todo momento e isso implica em um novo jeito do consumidor pensar, agir e, de fato, consumir. Além disso, com a forte expansão das marcas e dos produtos, a concorrência e o dinamismo se tornaram fatores de risco que, se não controlados, podem acarretar grandes prejuízos para a empresa.

Por essas razões, as companhias estão buscando novas formas de se relacionar com seu público e a área de marketing é vital para atingir esse objetivo. Dentre as principais especialidades da área, a que mais cresce é a de marketing digital, uma vez que é por meio do ambiente on-line que a marca se aproxima do seu público com mais facilidade, analisa o que a concorrência está fazendo e coleta importantes dados para o negócio.

Apesar do digital ser o assunto do momento, a atuação integrada ao offline é uma das estratégias que estão sendo mais valorizadas atualmente, já que, hoje, o consumidor procura muito mais do que ofertas, mas sim experiências com as marcas. Para que essa integração aconteça, as áreas de trade marketing e merchandising são essenciais.

Os destaques das funções da área de marketing são:

  • Marketing digital;
  • Marketing de conteúdo;
  • Trade marketing;
  • Inbound marketing;
  • Merchandising;
  • Pesquisa de mercado;
  • Business Intelligence;
  • UX (estratégias para a experiência do usuário).

Aposte em carreiras ligadas ao meio ambiente

As drásticas alterações climáticas e o aumento da preocupação da sociedade com o meio ambiente fizeram com que a sustentabilidade ganhasse força no mercado de trabalho. As empresas entenderam que a criação de novos sistemas ou processos para uma gestão ambiental eficiente não é mais uma opção, mas sim uma necessidade e pré-requisito para manter o negócio ativo.

Empresas que se preocupam com o meio ambiente e não medem esforços para contribuir para um mundo mais sustentável também são supervalorizadas pelo público. Por essa razão, contar com uma área dedicada em reduzir impactos ambientais, pode ser uma boa estratégia para que a companhia se mantenha no mercado com uma imagem positiva.

A tendência é que a área se destaque em cinco conhecimentos primordiais:

  • Engenharia ambiental;
  • Especialista em energias renováveis;
  • Ciências biológicas;
  • Saneamento ambiental;
  • Especialista em recursos alternativos.

Quer saber de resultados em números? Entre para o financeiro

O mercado financeiro sempre foi área prestigiada por todos os segmentos, já que uma das premissas para um negócio de sucesso é o resultado que ele traz em números. Com a crise financeira que atingiu o país nos últimos tempos, as empresas perceberam que a gestão desse departamento é imprescindível para se manter ativo.

E, visto a grande importância para a empresa nos últimos tempos, atuar nessa área exige que o profissional tenha uma boa visão analítica e esteja a par de todas as questões monetárias que envolvem a organização. As profissões que estarão em alta no Brasil em 2020 e nos próximos anos são:

  • Planejamento financeiro;
  • Gestão tributária;
  • Investimentos, fusões e aquisições;
  • Gerenciamento de créditos.

Ambiente de trabalho saudável: a importância do RH

Estudos comprovam que quanto melhor o ambiente de trabalho, mais eficiente o funcionário é e mais resultados ele traz para a empresa, por esse motivo, muitas companhias vêm investindo em ações e processos que provoquem o bem-estar do público interno. O profissional de recursos humanos tem um importante papel de ser o intermediário dessas ações e otimizar o relacionamento entre empresa e colaborador. Além disso, é ele quem seleciona um bom profissional para ser o gerente comercial da área de vendas, por exemplo.

Por esses motivos, gerir talentos é uma das áreas que mais crescem dentro das organizações, afinal, é a partir da capacitação e da retenção que a empresa fortalece sua cultura e diminui a rotatividade de equipes.

Dentre as principais funções do setor, estão:

  • Treinamento;
  • Gestão de talentos;
  • Gerenciamento de processos internos;
  • Endomarketing.

E o setor jurídico? Saiba os bons motivos para entrar nessa

Com a facilidade do acesso à informação e a complexidade das normas e tributações do país, a área jurídica é um dos setores mais notados e buscados. Por esse motivo, os estudantes que optarem por essa categoria, unidos às novas tecnologias presentes no mercado, garantirão uma trajetória profissional promissora.

O aquecimento do mercado na recuperação da crise financeira trouxe intensas movimentações entre as empresas por todo o país. As compras e fusões entre companhias nacionais e internacionais cresceram, no entanto, profissionais aptos para acompanharem esses processos estão em falta nos escritórios de advocacia. Com o mundo olhando para o Brasil como um mercado promissor, os advogados que se especializarem em questões societárias terão um futuro próspero.

Outra área que está sendo vista com bons olhos pelo mercado de trabalho é a de direito tributário. O país tem uma legislação e carga tributária complexas e, nem sempre, de fácil entendimento. Em busca de reduzir os custos com impostos e até mesmo conseguir ganhos, as empresas querem profissionais com viés estratégico para um planejamento tributário.

As especialidades do setor jurídico em ascensão são:

  • Trabalhista;
  • Planejamento Tributário;
  • Mercado de capitais;
  • Societário – fusões e aquisições.

Se a sua profissão não está na nossa lista, não se preocupe!

Como falamos, o mercado muda constantemente e, com ele, as áreas também passam por processos evolutivos que garantem a sua permanência e o seu progresso.

É importante, porém, se preparar para as novas demandas que o futuro nos proporcionará. Portanto, atualize-se sobre as expectativas do mercado para os próximos anos e busque o conhecimento necessário para fazer parte dessa nova dinâmica.

É importante lembrar, também, que dar continuidade à sua formação é a chave para se garantir profissionalmente, por isso, a dica é investir em uma pós-graduação para buscar ainda mais conhecimento após o diploma de graduado.

Veja também:

Categoria: ProfissõesPRASABER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.