4 coisas que você deve considerar antes de aceitar um novo emprego

Você acabou de ser selecionado para uma vaga de emprego no momento que você mais precisa de dinheiro para reformar sua casa, limpar seu nome, pagar todas as suas dívidas, comprar seu carro, se mudar ou simplesmente ter uma nova rotina e sequer pensa duas vezes antes de aceitar a proposta, certo? Calma, espere aí!
Antes de sair aceitando a vaga para um novo emprego, sobre a qual você não sabe quase nada, é melhor colocar a cabeça no lugar e estudar melhor a proposta que a empresa tem a oferecer. Pode ser o melhor emprego do mundo e a solução para os seus problemas financeiros, mas… E se for uma furada?
1 – Estabilidade
Não só a sua estabilidade, como também a estabilidade da empresa que está contratando você. Existem muitos casos de companhias que não possuem mais renda para manter a infraestrutura necessária e o pagamento pontual de funcionários. Consequentemente, de tempos em tempos, funcionários são demitidos sem qualquer outro motivo além da falta de dinheiro.
Sim, isso é uma possibilidade: a empresa que está contratando para o novo emprego pode estar quebrada ou prestes a falir, e é certo de que você não pode entrar por uma porta e logo sair por outra, sem alguma perspectiva. Por isso, é importantíssimo que você faça uma boa pesquisa em relação à organização, de preferência com antigos ou atuais funcionários, caso conheça alguém.
2 – Benefícios
É essencial que você conheça todos os benefícios que a empresa pode oferecer na hora de topar um novo emprego. Terá convênio médico? Odontológico? Vale-alimentação? Vale-transporte? O salário condiz com as suas funções e a carga horária? Trabalhará aos finais de semana e feriados? São questões que você precisa que estejam muito claras antes de dizer um “sim” para a nova proposta de emprego. Esses benefícios que a empresa oferece são suficientes para você?
3 – Oportunidades
Você não vai chegar a seu novo emprego para ficar paralisado para sempre no mesmo cargo, não é? Portanto, uma boa proposta de emprego é aquela que pode trazer uma série de novas oportunidades capazes de fazer você crescer profissionalmente e, quiçá, pessoalmente. Isso geralmente acontece com empresas de grande porte, apesar de a carga de trabalho ser maior, na maioria das vezes. Mas o que você deve ter em mente é isso: garantia de que poderá crescer dentro de um setor específico ou até mesmo dentro da empresa, indo para cargos mais altos e salários mais atrativos.
4 – Desafios
Antes de aceitar um novo emprego, pense no quanto sua rotina poderá mudar com o trabalho e, consequentemente, com o horário, caso a empresa ofereça uma carga horária diferente do que você tinha ou tem. Além disso, é importante avaliar se o seu perfil bate realmente com o do ambiente de trabalho e do lugar como um todo. Você está preparado para encarar?

Categoria: PrasaberProfissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.