4 coisas que você deve saber antes de começar um curso on-line

Hoje, o ensino à distância é algo comum e muitas pessoas fazem cursos on-line. Seja para fazer uma faculdade, aprender um idioma ou aperfeiçoar uma nova habilidade, eles oferecem uma vasta gama de opções para o que você precisar. São ótimos para quem tem pouco tempo para estudar, para quem não pode se deslocar e para quem precisa de praticidade.

Mas fazer um curso on-line tem suas particularidades e dificuldades. Por isso, vamos falar sobre o que você deve saber antes de começar um!

1 – Eles não são mais fáceis

Esse é um mito comum sobre o ensino à distância. Mas não acredito nisso: estudar no conforto de sua casa vai apresentar as mesmas dificuldades que em um curso presencial. A matéria não fica mais simples, os professores não ficam menos exigentes e não é permitido plagiar material da internet do mesmo jeito.

A única dificuldade que você não vai ter é a do deslocamento e do horário fixo. Até mesmo a existência dos colegas vai afetá-lo no curso à distância. Não pense que você está livre de trabalhos em grupo, projetos grandes e, em alguns casos, mesmo de apresentações!

2 – Você precisa se planejar

Planejamento é sempre essencial, mas se torna mais ainda quando você estuda à distância. Porque, nesse caso, não há quem faça o seu calendário por você. Você vai ter os dias das entregas de trabalho e os dias das provas, mas nada além disso. Pode assistir aulas na hora que quiser, fazer os trabalhos na hora que quiser e estudar para a prova quando bem entender.

E isso pode se tornar um grande problema: deixar para depois vai acumular muita matéria e você só vai se estressar mais quando esses prazos se amontoarem. Por isso, é essencial se organizar, planejar seus estudos, definir um momento do dia para assistir aulas, ler os livros e fazer os trabalhos. Pegue sua agenda e se prepare para organizar!

3 – É necessário conhecer a tecnologia

Muitas pessoas ignoram que, na hora de fazer um curso on-line, vão precisar lidar com tecnologia. Você vai precisar mexer em fóruns, assistir vídeos, baixar apostilas em e-pub, enviar trabalhos através de plataformas, instalar programas no computador, atualizar alguns programas que você já tem… Ou seja, se você não souber fazer nada disso, fazer o curso vai ser mais difícil.

Antes de começar um curso on-line, tente dominar o seu computador. Compreenda como ele funciona, quais são suas especificações, quais programas serão necessários, o que você precisa baixar, com o que precisa mexer, etc. Isso vai facilitar sua rotina!

4 – Você precisa ser proativo

O principal sobre os cursos on-line é que você sempre precisa correr atrás. Muitas vezes, ler o material não vai dar todo o entendimento de que você precisa, então vai ser necessário conversar com os professores, pedir ajuda para os colegas, procurar materiais variados na internet e ir atrás da matéria de fato.

Além disso, para tirar boas notas, você tem que interagir, fazer trabalhos em grupo, trabalhar em equipe, mostrar interesse pela matéria. Esse é o melhor jeito de se dar bem em um curso on-line.

Mas não apenas no curso on-line: em qualquer ambiente de aprendizagem, se mostrar proativo só vai trazer benefícios. Não seja um estudante passivo! Busque o conhecimento e você vai ver quantas portas vão se abrir pelo caminho.

O que você pensa a respeito dos cursos on-line? Conte para a gente nos comentários

Categoria: CursosPrasaber

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.