4 coisas que você nunca deve falar no ambiente de trabalho

Apesar de alguns profissionais terem a sorte de trabalhar com pessoas legais, com as quais se identificam e gostam de conversar, manter uma relação saudável no ambiente de trabalho e não misturar o pessoal com o profissional pode ser uma tarefa difícil.
É importante lembrar que, no espaço corporativo, tudo que você diz interfere na sua imagem, desde um comentário na hora do almoço até uma ideia exposta em reunião. Por isso, é fundamental estar atento e tomar cuidado com o que se fala, de forma a se evitar constrangimentos e erros bobos que podem comprometer sua imagem profissional e seu desenvolvimento na empresa.
Confira uma lista com algumas coisas que você nunca deve falar no seu espaço de trabalho:
1. “Não é justo”
“Não é justo” e reclamações do tipo “estou ficando louco com tanta coisa para fazer” ou “não aguento mais tanta pressão” são questionamentos que não devem ser compartilhados com seu chefe ou com seus colegas de trabalho. Reclamações constantes não são bem vistos dentro das empresas, demonstrando imaturidade por parte do profissional e falta de capacidade para lidar com a pressão e cumprir as tarefas que lhe são designadas.
2. “Não foi minha culpa”
Livrar-se da responsabilidade ou, ainda pior, culpar um colega de trabalho por um erro em determinada atividade é, sem dúvidas, uma atitude a ser evitada no ambiente corporativo. Isso porque encontrar os culpados não deveria ser a sua prioridade, mas sim entender o problema, apontar soluções para repará-lo e aspectos que podem ser melhorados da próxima vez. Procure evitar este tipo de atitude imatura que só prejudica sua imagem na empresa e seu relacionamento com a equipe.
3. “Não sou pago para isso”
Em diversas ocasiões, profissionais são colocados diante de tarefas que não fazem exatamente parte da descrição da vaga para a qual aplicaram ou de seu escopo de trabalho. Este tipo de atitude não é, porém, bem vista pelas empresas. É importante entender como estas tarefas podem ajudar você a se tornar um profissional ainda melhor e demonstrar que veste a camisa da companhia, fazendo seu trabalho com dedicação e da melhor forma possível.
4. “Não tenho tempo para fazer isso”
Ao receber uma nova tarefa, é fundamental que o profissional realize uma avaliação de sua programação e das outras atividades que deve desenvolver, estabelecendo prioridades, de forma a garantir o cumprimento dos prazos. A reação negativa através da frase “não tenho tempo” é prejudicial para sua imagem, demonstrando falta de interesse e até mesmo de conhecimento para realizar a tarefa dentro do prazo estabelecido. Nestas situações, o ideal é conversar de forma madura e calma com seu supervisor, procurando entender a melhor forma de desenvolver todas as suas atividades sem comprometer seu rendimento e o trabalho da empresa.
Cuidado com o que fala no ambiente de trabalho
Por mais próximo que você seja dos seus colegas de trabalho, é fundamental estar atento à forma como se expõe neste ambiente, evitando comportamentos inadequados. Neste sentido, fuja dos assuntos pessoais, reduzindo estas conversas para momentos de intervalo ou happy hours e somente com colegas nos quais você confia. Procure também evitar temas polêmicos, como política e religião, por exemplo. Estas questões podem trazer discórdia entre os colaboradores e criar um ambiente ruim, prejudicando o rendimento da equipe com a qual você trabalha.
Seja como for o seu ambiente de trabalho, é interessante ser uma pessoa mais discreta, demonstrando suas habilidades profissionais e proatividade no cumprimento de suas obrigações. Caso cometa um deslize, procure se desculpar e utilize-os como aprendizado para sua evolução profissional.
E você, o que evita falar no ambiente de trabalho? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

Categoria: PrasaberProfissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.