4 desafios na gestão de pessoas que todo líder enfrenta no começo 4 desafios na gestão de pessoas que todo líder enfrenta no começo

4 desafios na gestão de pessoas que todo líder enfrenta no começo

Ser líder é o sonho profissional de várias pessoas e isso não é novidade nenhuma. A questão é: quem tem esse sonho está se preparando para ele? Se você sonha, mas ainda não começou a se preparar, esse conteúdo vai te ajudar. Nós reunimos 4 desafios presentes na trajetória do Lucas Araújo, um dos líderes do PRAVALER. E além de mostrarmos os desafios na gestão de pessoas, que são comuns na trajetória de qualquer gestor, também daremos dicas para superá-los.

O Lucas trabalha no PRAVALER há mais de 5 anos. Ele começou como desenvolvedor full stack júnior, passou pelos postos de pleno e sênior, até assumir o cargo de coordenador, quando assumiu a posição de PO, o famoso Product Owner. O que, para quem não está familiarizado com o nome, o coloca à frente de uma equipe desenvolvimento inteira.

Foi justamente por ter construído sua carreira dentro do PRAVALER que fez a contribuição do Lucas tão rica. O jeito que ele olha para a sua posição de líder é muito alinhado com a maneira que nós olhamos para o desenvolvimento de cada uma das pessoas que trabalham com a gente. Então acompanhe até o fim esse conteúdo e descubra mais do que os 4 desafios na gestão de pessoas que todo recém gestor enfrenta, entenda também como funciona a nossa Cultura Organizacional.

Descubra os desafios na gestão de pessoas, enfrentados por um líder

Aqui você vai conhecer os 4 principais desafios vividos pelo Lucas, a partir do momento em que ele se tornou líder de pessoas no PRAVALER. Como falamos, cada desafio terá a sua dica de superação! ?

1º Enfrentar a pressão de ser o responsável por motivar um time inteiro

O líder, além de um monte de outras coisas, é o maior exemplo do resto do time. Se ele não está realmente com vontade de desenvolver um projeto, dificilmente a equipe estará. Essa responsabilidade pesa e foi o primeiro desafio que o nosso entrevistado encarou de frente.

A forma que ele usou para driblar obstáculo foi se preparar psicologicamente, buscando na memória momentos em que ele esteve muito motivado. Depois disso, buscar entender o que o motivava em cada uma destas lembranças. Quando se sabe exatamente o que te motiva, é mais simples de se recuperar quando algum desânimo bater.

Outra coisa: converse sempre com o RH da sua empresa, esses profissionais com certeza terão alguma coisa útil para te ajudar a usar essa responsabilidade positivamente. Inclusive, dê atenção para essa parte, as dicas de um bom RH podem ser decisivas para que quem sonha com essa posição consiga atingir seus objetivos.

2ª Fazer o seu primeiro desligamento

Essa é uma das partes chatas de ser líder, porém, são raros os que nunca precisaram passar por ela: o desligamento de um membro do time.

Quando um desligamento é realmente pensado e vem de algum motivo justo, como falta de comprometimento ou incompatibilidade com a cultura da empresa, o desligamento é algo necessário para ambas as partes. E o líder deve ter em mente que fazendo isso aquela pessoa que vai sair da empresa pode também buscar algo que efetivamente a motive ou um lugar que combine mais com ela.

3º Enfrentar críticas até então desconhecidas

Quem assume uma posição de liderança passa a ser o responsável pelo sucesso e erros das pessoas que fazem parte do seu time. Isso significa ouvir críticas por algo que não foi diretamente executado por você e isso nem sempre é simples. Desenvolver inteligência emocional que te ajude a não levar nenhuma dessas críticas para o lado pessoal é fundamental.

Além disso, entender melhor quais são os seus impulsos, quando essas críticas acontecem, te ajudará a prevenir qualquer tipo de reação negativa, que podem te levar a um conflito. Manter a calma e a educação, diante de momentos difíceis é um dos pilares onde um líder que se dá bem na sua posição se apoia.

4º Aprender a ouvir e construir soluções em conjunto

Logo que assumiu sua primeira cadeira de liderança, Lucas costumava criar estratégias e depois passá-las para as pessoas que trabalhavam no seu time. Logo, ele notou que algumas pessoas não entendiam direito o que faziam e o motivo. Consequentemente a qualidade das entregas eram prejudicadas.

A partir dessa conclusão, o líder técnico passou a incluir seus liderados na criação de estratégicas. Como resultado ele ganhou um time muito mais engajado e colaborativo.

Quais as dicas do Lucas para quem quer se preparar para assumir um cargo de gestão?

Questionamos o nosso entrevistado em relação às dicas que ele daria para quem está no início da carreira e sonha em se tornar um gestor. A resposta veio rapidinho:

Invista do seu desenvolvimento técnico

O conhecimento técnico é útil para que você possa entregar o seu trabalho de um jeito bem feito e, dessa forma, ir subindo degraus até o seu objetivo. Quando a escada parecer muito longa, lembre-se que cada degrau vai te ajudar a entender melhor as questões dos seus futuros liderados e um líder que entende as motivações da sua equipe tem tudo para dar certo.

Invista na sua inteligência emocional

O principal aqui é entender o que você sente nos momentos difíceis e quais costumam ser as suas reações. Depois de entender esse processo, fica mais fácil não se deixar levar pelos seus instintos, que muitas vezes podem nos colocar em enrascadas.

Quer entender mais sobre o tema? Clique aqui.

Desenvolva o seu olhar de empreendedor

O olhar de empreendedor que a gente está falando é aquele que te deixa apaixonado pela ideia de concretizar coisas, construir projetos desde a base. Afinal, encarar desafios como oportunidades de crescimento te ajudarão na criação deste olhar.

Deixe claro que esse é um objetivo

Informe a sua liderança de que ser gestor é um dos seus objetivos. Desse jeito, seu líder pode virar seu mentor e te ajudar muito na hora de lapidar os seus talentos.

Que tal finalizar este conteúdo com uma dica de leitura?

De quebra, para finalizar nossa conversa com chave de ouro, o Lucas ainda indicou um livro para quem quer aprender mais sobre como superar desafios: O Jeito Harvard de ser Feliz – Shaw Achor. A obra fala justamente sobre a capacidade de encontrar satisfação nas nossas vidas, enquanto ainda estamos no caminho para chegar aos nossos objetivos.

Já que você chegou até aqui, aprenda um pouco mais sobre como as coisas funcionam no PRAVALER com o conteúdo Como processos ágeis podem te ajudar a conquistar a liderança.

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