4 dicas para impulsionar o seu perfil no LinkedIn

Por useradmin

4 dicas para impulsionar o seu perfil no LinkedIn

Quem busca colocação profissional no mercado de trabalho atual deve dispor de um perfil no LinkedIn. Isso porque essa rede social é mestre quando a proposta é conectar empresas e pessoas. Em linhas gerais, as páginas dos candidatos dão a opção de expor temas sobre a carreira na qual eles estão inseridos e conquistas obtidas em determinadas áreas, além de habilidades extras – como domínio de idiomas, por exemplo. Mas para obter resultado, é preciso saber dispor de maneira lógica e assertiva essas informações em um perfil no LinkedIn.

Abaixo, separamos algumas dicas para facilitar esse processo e impulsionar uma página nessa rede social. Veja:

1) Atualize seu perfil com informações relevantes

Uma página organizada e que contemple suas habilidades profissionais facilita a busca das empresas contratantes pelos candidatos que mais lhes interessam. Para garantir presença relevante na rede, certifique-se de que todas – ou pelo menos a maioria – das informações requeridas sobre você, seus estudos e experiências prévias, por exemplo, foram preenchidas. Não deixe de disponibilizar website, blog, endereço e contato.

Nesse processo, estabeleça palavras-chave que possam facilitar a busca pelo seu perfil. Se você é engenheiro civil, por exemplo, repita expressões como “engenharia”, “engenharia civil”, “construção civil” e “projetos” ao longo dos campos de texto. Além disso, escolha uma imagem de perfil em que você seja facilmente reconhecido, mas que também demonstre profissionalismo. Também agregue valor à sua página profissional com recursos visuais.

2) Mostre, de fato, o que você fez até agora em sua carreira

Por vezes, palavras não são suficientes. Então tente demonstrar seus feitos de maneira concreta. Uma boa maneira de fazer isso é linkando projetos concebidos por você até então. A atualização do seu perfil no LinkedIn pode ser uma boa oportunidade para tirar o mofo do seu trabalho de conclusão de curso (TCC), por exemplo, e divulgá-lo. O mesmo vale para qualquer material que tenha tido um feedback positivo ao final da produção.

3) Peça recomendações à professores, ex-chefes e colegas de trabalho

Não tenha vergonha nesse processo. Se for o caso, inicie o processo de recomendações. É quase natural que a maioria das pessoas “retribua” o favor. Afinal, é vantajoso para os dois lados. Mas o fato é que perfis recomendados têm maior relevância perante empresas que buscam preenchimento de determinadas vagas.

Nessa fase, lembre-se de professores ou pessoas que já trabalharam com você anteriormente e que tiveram um bom relacionamento profissional. Estimule que essas pessoas deixem comentários a fim de aumentar a veracidade e, mais do que isso, a pessoalidade da recomendação. Sugira características suas que você gostaria que ressaltassem e que, de preferência, sejam relevantes para aquela vaga almejada.

4) Participe ativamente de grupos profissionais

Esses espaços são ótimas maneiras de atrair a atenção de recrutadores. Além disso, os grupos também proporcionam conexões profissionais assertivas – o que aumenta a sua rede de contatos e pode render frutos a curto, médio e longo prazo. É importante ressaltar que, ao participar de um grupo, a identidade do endereço aparecerá em seu perfil e, assim, irá revelar mais sobre os seus interesses. Portanto, pense bem sobre quais grupos você deve fazer parte. Assim que entrar em um desses espaços, tente promover discussões relevantes e participe estrategicamente.

Você possui alguma recomendação adicional para melhorar a atuação de empresas no LinkedIn? Restou alguma dúvida Utilize o espaço dos comentários para interagir conosco – será um prazer.

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Categoria: Carreira

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