4 dicas para inovar em sala de aula

Hoje, muitos professores reclamam sobre a dificuldade em chamar a atenção do aluno e promover uma aula mais dinâmica. Com a era digital, os estudantes estão mais distantes da sala de aula, tornando-se também “detentores do saber” pelo fato de estarem sempre conectados à internet.

Entretanto, a batalha não está perdida. A partir do momento em que você engaja alunos, a sala de aula volta a ser um ambiente de aprendizado, divertido e muito satisfatório. Confira algumas dicas para inovar na sala de aula!
1 – Conquistas diárias em sala de aula
Um dos principais problemas na escola e na vida dos alunos são as provas. Enquanto muitos gostam, outros detestam justamente por ter que ler e reler um assunto que nem sempre agrada. Para inovar na sala de aula, o professor pode motivar os alunos a conquistar medalhas em vez de notas!
O que isso quer dizer? Imagine que um professor escreva na lousa uma lista de perguntas sobre Machado de Assis e suas obras. O aluno que respondê-las corretamente ganha uma medalha (bem-feita e padronizada) de título Machado de Assis, indicando que se tornou expert, por assim dizer. Assim, eles poderão acumular medalhas que os incentivarão a aprender sobre o assunto e disputar com os amigos.
A proficiência do aluno é muito mais importante que uma nota. Temos de incentivar os alunos na sala de aula, promovendo atividades com dinamismo e agilidade.
2 – Colaboração em sala de aula
Outra dica para deixar o ambiente da sala de aula mais amigável e proveitoso é dar espaço aos estudantes na entrega das provas. Como assim? Também é simples: em vez de o aluno assinar seu nome na prova, ele faz um código (que só ele e o professor sabem).
Então, quando corrigir a prova, o professor apenas marcará os erros e acertos, como em uma fração: 40/50. Então, o professor entrega as provas para outros alunos e não os donos, especificamente. O objetivo é fazer com que a nota do aluno possa receber uma segunda opinião, mediante a correção de seus amigos!
Não só incentiva o estudo, como dá uma segunda chance aos alunos!
3 – Discussões em sala de aula
O que mais se vê é a ausência de discussões em sala de aula. Quando se passa trabalho em equipe, o aluno faz de que forma? Vai em busca da informação, não do conhecimento.
Entretanto, quando você oferece uma atividade que é mais prática do que teórica, é muito mais desafiador e divertido. Experimente dividir a sala em grupos onde cada um deve montar perguntas sobre um determinado tema.
Na aula seguinte, comece o debate; uma disputa entre grupos. Dessa forma, eles terão de entender o assunto devido ao elemento surpresa (não saber o que os outros grupos irão perguntar). Quem responder corretamente pode receber incentivos e medalhas, por exemplo.
4 – Surpresas em sala de aula
Por que não levar à sala de aula um profissional para explicar sua carreira, medos e aflições para os estudantes, presencialmente? Ou levar um animal para explicar biologia? Um autor de um livro? Um palestrante? Até mesmo trazer elementos-surpresa como presentes ou chocolates?
Os alunos precisam ser conquistados com o conhecimento e é o professor que terá todo o poder para fazer isso. Traga novidades aos alunos e ofereça atividades diferentes que irão fazê-los interagir uns com os outros!

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.