4 dicas para manter a motivação nos estudos

É difícil nos manterm motivados para aprender algo novo todos os dias ou para reaprender o que já foi ensinado uma vez, como acontece na hora de estudar para o vestibular, não é mesmo? A motivação nos estudos nem sempre é atingida devido a diversos fatores. Entre eles, não se interessar pela matéria ou ainda estar perdido em relação ao futuro.
As dúvidas e a desmotivação acontecem com a maioria dos estudantes que ainda não enxergam o amanhã mais claramente. Com essa perspectiva, decidimos mostrar para você algumas dicas incríveis para manter a motivação nos estudos. Quem sabe assim você passa a ter uma nova visão de certos conteúdos e não faz bonito na hora as provas? Continue a leitura!
1 – Dê adeus ao pessimismo
O pessimismo acomete os estudantes na hora mais inadequada possível: antes da prova ou do vestibular. É aquela sensação que você fica de que não sabe a matéria e nunca saberá. Antes que o pessimismo assombre ainda mais, seja organizado e se prepare bem. Faça um cronograma do que precisa ser estudado todos os dias e quando aparecer uma dúvida, pergunte a um professor, pesquise na internet ou faça uma aula particular! Não deixe para depois, porque a dificuldade pode piorar.
A ideia é que a boa preparação ajude você a alimentar mais pensamentos positivos. E se atrasar um pouco, qual o problema disso? Fique menos encanado. Apenas refaça o cronograma e tente aos poucos organizar o que necessita ser aprendido. Quanto mais bem preparado você é, mais otimista você fica!
2 – Mantenha-se disposto
Esse é um ponto chave do qual você não pode se esquecer nunca. Afinal, se você quer manter a motivação nos estudos, precisa estar totalmente descansado e disposto a começar a maratona. Se não dormiu bem ou está passando mal, pare imediatamente e descanse. O corpo precisa restabelecer-se e recuperar as energias, para então conseguir se concentrar em outras coisas. Respeite os seus limites. De novo, o pessimismo não pode entrar aqui! Tenha paciência, se cuide e se mantenha disposto para estudar.
3 – Descubra sua real motivação
Se você está ainda não sabe como se manter motivado, precisa reconhecer o que desperta a motivação dentro de você. Afinal, por que você está estudando? Qual é o seu objetivo real? E não estamos apenas perguntando em relação ao reconhecimento ou ganhos materiais, mas também no que aquele sonho (curso, por exemplo) irá significar para você no ponto mais íntimo.
Esta é uma nova oportunidade? Vai deixar você bem no futuro? Vai acabar com seus problemas financeiros? Tente encontrar o que motiva você a estudar, porque assim, você se esforçará ao máximo para atender às suas próprias expectativas. E, caso ainda se sinta perdido, pesquise e converse com algum amigo ou especialista. Ao descobrir o que motiva você de verdade, terá o combustível ideal para continuar a corrida nos estudos.
4 – Fique feliz com a vitória
Alguns tendem a valorizar os fracassos nos estudos, mas se esquecem de coroar as próprias vitórias. Na hora do estudo, fique feliz com os objetivos atingidos, mesmo que sejam mínimos: terminando de ler os livros obrigatórios ou sabendo a matéria de cor. Esses avanços devem ser reconhecidos por você. São as suas vitórias. Assim, você é capaz de ficar mais feliz e menos pessimista com o que ainda não conseguiu atingir. Mantenha a positividade sempre!

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR