4 dicas para quem tem interesse em várias carreiras e não sabe qual escolher

Por useradmin

4 dicas para quem tem interesse em várias carreiras e não sabe qual escolher

Escolher seu curso na hora de fazer o vestibular não é uma tarefa simples. Você precisa pensar em suas habilidades, no que gosta de fazer, nos anos que vai passar estudando na faculdade, no mercado de trabalho, na rotina como profissional e mesmo no retorno financeiro que tudo isso vai dar. São muitos fatores somados à muita pressão!
Por isso, muitos jovens ficam em dúvidas sobre qual curso fazer no vestibular. Às vezes, a dúvida fica entre várias carreiras: duas mais ou menos parecidas – História ou Ciências Sociais? Em outras, a dúvida é entre cursos que não têm qualquer semelhança aparente – Matemática ou Gastronomia? O que fazer quanto a essas dúvidas? Nós temos algumas dicas!
1 – Compreenda suas dúvidas
O primeiro passo é tentar se compreender. Ter dúvidas é normal, e também é normal ficar em dúvida entre cursos totalmente diferentes. Por existirem tantos critérios para decidir que curso fazer, às vezes um curso a atende alguns, mas não atende outros. É uma questão de descobrir quais necessidades estão sendo atendidas: você pode preferir a rotina de um cientista da computação, mas ter a literatura como grande amor desde sempre. São dois campos diferentes que um mesmo curso deveria poder preencher, mas não é sempre assim. Tendo isso em mente, não se preocupe pensando que só você tem esse tipo de dúvidas. Você não é o único!
2 – Pesquise e se informe
Depois de ter aceitado que sua dúvida é normal e compartilhada por vários outros jovens, comece a pesquisar tudo o que puder sobre os cursos. Consulte as grades curriculares, as possibilidades no mercado de trabalho e a rotina do profissional formado, tudo o que envolve a carreira. Esteja ciente do salário médio e das horas por semana que o profissional trabalha. Você deve saber tudo o que puder para decidir se é isso que quer fazer no seu futuro! Informação nunca é demais!
3 – Conheça os profissionais
Para ficar ainda mais informado, uma boa dica é conversar com profissionais da área. Procure por mais de uma opinião em cada um dos cursos que você está cogitando. Converse também com estudantes para saber como é a faculdade e a vida como universitário. Essa é uma boa oportunidade não só para tirar suas dúvidas, mas para começar a construir sua rede de contatos profissionais!
4 – Tome sua decisão
No final das contas, depois de toda essa pesquisa e dedicação, você vai ter que tomar uma decisão. Às vezes, isso pode significar ter que abrir mão de algo que você quer por outra coisa que você também quer. Depois que a decisão for tomada, assuma sua responsabilidade e se lembre de que foi você quem escolheu assim! Isso parece difícil e realmente é: é a provavelmente a primeira decisão adulta que você vai tomar na vida!
Mesmo que essa seja uma decisão difícil, é algo pelo qual todos devemos passar. Dê o seu melhor e tome sua decisão com base em informações corretas. Tenha argumentos que sustentem sua decisão. E assuma sua responsabilidade depois de tomá-la! Boa sorte com sua escolha e com sua carreira futura!

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.