4 dicas para se adaptar à rotina de um estudante universitário

Quando você ingressa em uma faculdade, está entrando em um ambiente diferenciado e um novo capítulo da sua vida se abre, cheio de promessas, compromissos e desafios. Para muitos, a mudança é muito brusca quando se compara o ensino médio com a universidade. A verdade é que muito se muda quando você se torna um estudante universitário.
O nosso objetivo de hoje é apresentar a você algumas dicas para se adaptar ao dia a dia dessa nova etapa da sua vida! Saiba que a transição pode ser um pouco confusa, mas pode ser acompanhada de prazer, principalmente pelo fato de você estar ingressando em uma fase que pode definir seu futuro. Vamos lá?
4 dicas para se adaptar a rotina de um estudante universitário
1 – A escolha de curso
Antes de iniciar a vida universitária, é essencial que o possível calouro saiba a carreira na qual quer ingressar, pesquisando a fundo as universidades, cursos, disciplinas, material didático, professores, mensalidades, incentivos a bolsas e tudo mais. Mesmo que você vire um estudante universitário sem saber se escolheu corretamente – e isso é muito mais comum que você imagina –, visite outros cursos, assista a outras aulas e, caso queira mudar de curso, veja o processo que a universidade oferece para tal, ou então tente um ingresso em outra instituição.
2 – Economia
O estudante universitário, seja de universidades públicas ou privadas, pensa que alcançará mais independência; porém, nem sempre é isso que acontece, uma vez que suas finanças podem se tornar mais limitadas. Por isso, é bom economizar sempre que puder, a fim de poder contar com momentos de lazer: sair com os amigos, comprar um livro novo, etc.
Aliás, fique sabendo que os muitos materiais de apoio a um estudante universitário são encontrados na biblioteca e que se você tiver um tablet ou notebook, convém baixá-los e imprimir, caso se sua faculdade não ofereça cotas de impressão, por exemplo – e se você não quiser gastar papel, claro.
O mesmo vale para o cartão de crédito. As lanchonetes dentro de universidades geralmente são caras e oferecem lanches maravilhosos, o que pode ser uma tentação. Nada contra comer lá um dia ou outro; entretanto, prefira trazer de casa um snack, barrinha de cereal ou até mesmo uma fruta.
3 – Organização
A terceira dica é sobre se organizar e planejar o seu tempo. Você trabalha? Precisa de atividades complementares? E estágio? Tudo deve ser balanceado para que você consiga se formar e entregar as atividades propostas pelos professores no prazo.
Lembre-se do seguinte: estudante universitário, para ter sucesso, precisa organizar seu dia, sabendo dividir cada momento para não acumular nenhuma tarefa ou se atrasar para compromissos e reuniões.
4 – Contato com professores
Mesmo que possa parecer que os professores no ambiente acadêmico não são tão próximos quanto no ensino médio, quando você vira estudante universitário, tem total liberdade para conversar com eles, expor suas dúvidas, escolher orientadores e realmente se engajar com a matéria que interessa.
Por isso, não se sinta excluído ou acuado no ambiente acadêmico. Esse é o momento para você encontrar oportunidades, aumentar sua rede de contatos e se divertir muito. Para um estudante universitário, muita insegurança permeia a mente; porém, é um capitulo que dará liberdade para você alcançar seus sonhos!

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.