4 dicas para você se livrar da procrastinação e começar a estudar

Procrastinação é o ato de adiar algo que poderia ser feito no momento. Popularmente, nós usamos o termo “enrolar” para designar essa ação e ela aparece constantemente junto com outra palavra: “estudar”.
Os estudantes – principalmente os que estão no último ano do nsino médio ou realizando um curso superior – têm uma série de trabalhos para entregar, livros para ler e matérias para colocar em dia. O problema é que, em alguns casos, eles começam a adiar esses estudos para realizar outras tarefas que julgam mais importantes ou até mesmo por acreditarem que ainda é muito cedo para começar a se preocupar.
Para acabar de vez com essa “preguiça” e começar a estudar hoje mesmo, reunimos algumas dicas importantes que farão você abandonar o hábito de deixar tudo para depois!
1 – Organize-se
Muita gente procrastina o ato de estudar apenas porque não tem ideia de como começar. Por esse motivo, o ideal é que você tenha um planejamento, que pode ser feito apenas em sua cabeça ou colocado em um papel ou documento.
A primeira coisa que você deve saber é qual o tempo que dispõe fora de suas atividades de rotina. Por exemplo, vamos supor que depois de ir à faculdade e trabalhar, você ainda tenha quatro horas livres para fazer o que quiser. Pegue essas quatro horas e as organize para que você consiga estudar e também se divertir.
Você pode realizar os estudos uma hora por dia ou aumentar para duas horas três vezes na semana. Assim como pode ter os finais de semana livres para se divertir e estudar durante os cinco dias da semana. Tudo dependerá dos seus objetivos!
2 – Tenha um objetivo claro
Antes mesmo de se organizar, é preciso que você tenha traçado o objetivo que quer ao estudar. Seja passar no vestibular, ingressar em um cargo público ou tirar 10 no trabalho, não importa. Ao saber o motivo que o faz estudar, você também consegue descobrir o tempo que precisa para realizar essa atividade.
3 – Evite distrações
Tenha em mente que o tempo que você destinou para estudar deve ser completamente utilizado para esse fim. Por isso, se mantenha longe do celular, da televisão, do computador, das redes sociais ou de qualquer objetivo que possa desviar a sua atenção no momento.
Estudar requer concentração e você não conseguirá nada disso se o seu aparelho tocar a cada minuto ou se alguém ficar a todo momento pedindo ajuda em alguma outra ação.
O ideal é que você encontre um lugar calmo. Assim, conseguirá estudar o tempo que estipulou e alcançar os seus objetivos.
4 – Seja realista e encare o ato de estudar como uma profissão
O ato de estudar deve ser encarado como um ofício. Afinal, é através dele que você conseguirá atingir um objetivo, independente de qual seja. No entanto, é preciso que você seja realista na hora de começar os estudos.
Se a matéria é difícil, você sabe que demorará mais tempo para conseguir terminar de aprendê-la. Já se a prova esta mais distante, você sabe que terá que estudar aos poucos e fazer uma espécie de revisão lá na frente. Por isso, tenha em mente qual o seu objetivo, quais as horas que têm disponíveis para estudar e seja realista ao separar cada matéria ou assunto que você precisa dominar.
Para mais dicas sobre como gerir estudos e profissão, continue acessando o nosso blog!

Categoria: Dicas de Estudo

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.