4 dúvidas frequentes sobre o ensino a distância

Já faz alguns anos que a educação a distância se tornou algo comum no Brasil. Muitas universidades oferecem parte de seus cursos em EaD. Outras são exclusivamente em EaD, mas têm polos presenciais para aplicar provas e trabalhos de conclusão. Em comparação com a universidade presencial tradicional, o ensino a distância oferece vantagens como a economia de tempo, a flexibilidade e a liberdade de estudar como quiser.
Mesmo com essa história solidificada e apresentando várias vantagens, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o ensino a distância. Por isso, selecionamos algumas dúvidas muito comuns para respondermos!
1 – O diploma de um curso a distância tem o mesmo peso de um curso presencial?
Sim! Desde 1996, a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Brasileira prevê que diplomas de cursos realizados a distância, sejam de educação básica ou superior, devem ter o mesmo valor. Se você fizer um curso a distância de Bacharelado em História, vai receber no final o mesmo diploma e título de quem fizer o curso presencial.
No mercado de trabalho, houve um tempo em que cursos a distância eram considerados menos importantes do que cursos presenciais. Esse não é mais o caso e os cursos a distância são vistos com a mesma importância dos cursos presenciais.
2 – Como se estabelece a carga horária dos cursos a distância?
A carga horária do curso é especificada para cada disciplina de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, documento que mostra a estrutura básica do que será estudado. São calculados os tempos que cada videoaula tem – se o curso tiver videoaulas -, mais o tempo das conferências ao vivo e o tempo que os alunos devem levar para cumprir cada atividade. Tendo isso definido, cada curso decide quais serão os critérios de frequência para os alunos em cada disciplina.
3 – Cursos a distância são mais fáceis do que cursos presenciais?
Muito pelo contrário. Já que o aluno não comparece a uma aula presencial, não tem um professor que cobre as atividades o tempo todo. Do mesmo modo, não tem colegas que deem apoio ou que ajudem a entender algo que a explicação do professor não deixou claro. Na educação a distância, mesmo com conferências e chats, você depende muito mais de si mesmo para fazer as atividades, ler os livros, pesquisar, entender e aprender.
4 – Como posso saber quais são as instituições mais conceituadas no ensino a distância?
Assim como nas universidades e cursos presenciais, você pode descobrir quais são as instituições mais conceituadas do EaD pelo site do Ministério da Educação. Lá, é disponibilizado anualmente o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito Enade, que mostram as notas obtidas pelas instituições nas avaliações realizadas ao longo do ano. Mas também é recomendável que você converse com estudantes dos cursos e pesquise suas opiniões. A qualidade de uma universidade, seja a distância ou presencial, não se resume à nota do MEC.
A educação a distância é tão válida e importante quanto a presencial. Não se intimide por velhos preconceitos: procure fazer o que gosta, estudar bastante e não se abater pelas adversidades!

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR