4 formas produtivas de usar a Wikipédia

Muitas pessoas olham feio quando o assunto é pesquisar algo na internet como fonte de um trabalho, como se ela não contivesse informações legítimas. E o site que mais sofre com esse preconceito é, sem dúvidas, a Wikipédia. É compreensível: qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, com qualquer intenção, pode editar as informações dessa página e, portanto, muito do que está escrito ali pode ser falso.

No entanto, a Wikipédia pode ser uma fonte de pesquisa excelente para quem souber usá-la. Você não deve pensar que é só copiar o conteúdo dela e colar em um trabalho para entregar (nem com a Wikipédia, nem com qualquer outra página!), mas esse site pode ser útil:

1 – Como ponto de partida
Se você está completamente por fora de um assunto, não reconhece um nome que apareceu no livro ou não sabe o que significa algum conceito, tem uma boa possibilidade de isso estar na Wikipédia! Apenas digite o que procura no campo de busca para ter uma explicação rápida e resumida do que você precisa. Perceba que não é algo aprofundado, mas sim uma pesquisa precisa e rápida. Ideal para não perder muito tempo com informações que não são tão relevantes na hora.

2 – Como enciclopédia multilíngue
Se você precisa fazer uma pequena tradução de algum termo durante seus estudos, a Wikipédia pode ajudar! Ela não tem a função de tradutor, mas acaba servindo como um por que suas páginas são oferecidas em várias línguas. Se você se depara com um termo em inglês, procure-o na Wikipédia e confira se não há uma versão em português dele. Você também pode acabar encontrando o nome de um livro em outro idioma e pode, pela Wikipédia, saber como ele se chama em português.

3 – Como fonte de referências bibliográficas
Poucas pessoas fazem isso, mas é muito útil: no final de cada página da Wikipédia existe uma lista de referências bibliográficas e links externos que podem servir como material de pesquisa para o seu trabalho! A página em si só traz os fatos resumidos, mas você pode ler as referências bibliográficas para fazer um estudo mais aprofundado sobre o tema. E, assim, não precisa citar a Wikipédia no trabalho – o que é ainda bastante malvisto.

4 – Outros recursos
O mais legal da Wikipédia é que ela não está sozinha na internet. Tem vários sites irmãos que funcionam como ela – editados pelo público, em várias línguas, com referências. Cada um desses sites tem uma função diferente e os mais famosos são o Wikitionary, que é um dicionário de definições e de sinônimos, e o Wikiquote, uma enciclopédia de citações, em que você busca o nome de alguém ou de uma obra – livro, filme, etc – e encontra citações relacionadas. Pode ser muito útil em seus trabalhos!

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR