4 passos para a escolha de uma carreira

Por useradmin

4 passos para a escolha de uma carreira

Escolher uma carreira é uma das primeiras grandes decisões que você terá que tomar na vida. Não precisa ser uma decisão derradeira – afinal, são muitas as pessoas que mudam de carreira ao longo dos anos –, mas com certeza é uma decisão que vai acompanhá-lo por muito tempo.

Essa decisão tão importante assombra estudantes de todos os níveis, tanto os de escola que precisam escolher o que fazer no vestibular quanto os de faculdade que precisam escolher uma especialização. Ela pode se tornar mais fácil com o tempo, caso você acabe conhecendo alguma profissão que seja a ideal. Mas isso nem sempre acontece!

Pensando nisso, temos aqui um passo-a-passo para escolher uma carreira!

1 – Faça uma autoavaliação

O primeiro passo é pensar em si mesmo. Pense a fundo em todas as atividades, projetos, aulas e trabalhos dos quais participou na vida. Quais foram as que você mais gostou? Com quais você mais se identificou? Tem algum que você queira fazer mais? Quais são as habilidades necessárias nessas atividades?

Escreva o que fez bem para você nessas atividades e quais foram as características que o ajudaram a se sair bem. Foi porque você ajudou outras pessoas? Ou porque você pode se expressar artisticamente? Ou foi a interação com crianças? Procure pensar em quais dessas atividades você gostaria de fazer de novo, como gostaria de modificá-las, etc. Isso vai ajudá-lo a se conhecer melhor!

2 – Comece a selecionar opções

Nesse segundo passo, você começa fazendo uma lista de carreiras pelas quais se interessa, sem pensar muito sobre o assunto. Apenas anote aquelas profissões que sempre lhe interessaram. Depois de fazer isso, comece a pesquisar sobre cada uma delas. E pesquise a fundo: descubra todos os passos a serem seguidos para chegar naquela profissão. Pense no que você tem que estudar, trabalhar e desenvolver para chegar lá. Veja se é possível fazer isso e se você está disposto.

Nesse momento, também é legal pesquisar currículos de faculdades, se você for um estudante que vai prestar vestibular. Vendo os currículos, você vai ter uma ideia do tipo de disciplina ensinada, vai descobrir se é isso que quer estudar e, com certeza, já vai eliminar algumas dessas possibilidades.

3 – Converse com um profissional da área

Essa é uma etapa importante que muitas pessoas pulam. Conversar com um profissional da área é uma maneira de se informar de verdade sobre a profissão. Tire todas as dúvidas práticas que tiver. Pergunte do salário, plano de carreira, das atividades profissionais do dia-a-dia. Aproveite para conhecer um pouco mais da empresa em que ele trabalha ou do trabalho como profissional autônomo.

Se for possível, tente fazer um job shadow, que nada mais é do que acompanhar um profissional em seu dia de trabalho para ver como funciona. Fazendo isso, você pode ver de perto como é a rotina de quem segue essa carreira. Você só precisa encontrar um profissional e uma empresa dispostos a deixá-lo fazer isso!

4 – Considere ser voluntário ou fazer um estágio

Por último, veja se há a possibilidade de ser voluntário ou estagiário dentro dessa área. Fazendo esse trabalho, sendo ou não remunerado, você vai poder sentir na pele como é fazer parte dessa carreira, conhecer profissionais e decidir se é isso que você quer fazer. Nem sempre essa experiência é possível, mas não deixe de conferir a possibilidade!

Quais são as suas dicas para escolher uma carreira? Compartilhe com a gente!

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.