4 perguntas pessoais que costumam ser feitas em uma entrevista de emprego

Por PRAVALER

4 perguntas pessoais que costumam ser feitas em uma entrevista de emprego

Quem nunca sentiu o coração disparar, as pernas tremerem e a garganta secar ao encarar uma entrevista de emprego? É bastante comum que o candidato tenha a tendência de sentir uma certa insegurança provocada por nervosismo, ansiedade e também pelas grandes expectativas depositadas nesse momento.

O mais recomendável a quem for passar por uma entrevista de emprego é, primeiramente, respirar fundo, manter a mente tranquila e saber que a conversa que está prestes a acontecer deve ser leve e o mais sincera possível. Muitos pensam que responder aquilo que o entrevistador deseja escutar é um ponto positivo, quando na verdade, as respostas são muito semelhantes entre os candidatos. O que contará será sua presença e a forma como responde. Ou seja, a pessoa que está avaliando você pretende ter uma certa intuição a seu respeito.

Essa primeira impressão vai contar muito!

Geralmente, perguntas que estimulam a reflexão sobre o próprio perfil profissional necessitam de muito cuidado para serem respondidas. Por sorte, existem algumas técnicas para respondê-las sem perder a postura. Confira algumas delas!

4 perguntas pessoais que costumam ser feitas em uma entrevista de emprego

1 – “Quais são os seus pontos fortes?”

Ao responder essa questão, é importante que você destaque características do seu perfil que são compatíveis com os requisitos da vaga, procurando se destacar em relação aos outros candidatos. Deixe claro ao entrevistador qual será o seu diferencial na empresa, caso seja contratado.

2 – “Quais são as suas principais fraquezas?”

Quando for questionado sobre as suas fraquezas, lembre-se de transformar o lado negativo em positivo. Ao invés de comentar sobre os seus pontos fracos com um tom depreciativo, procure destacar os momentos em que você conseguiu usar suas dificuldades como motivação para melhorar. Mostre o quanto você é capaz de evoluir ao longo do tempo e de aprender com os seus erros.

3 – “Cite uma característica sua que não está no seu currículo”

Essa é uma pergunta bastante comum feita pelos entrevistadores. Nesse caso, tente destacar características que poderão ser úteis para o seu futuro profissional. Por exemplo: se você está concorrendo a uma vaga que exige uma grande capacidade de comunicação, é interessante destacar os momentos em que teve de fazer uma apresentação aos colegas no colégio ou na faculdade. Isso poderá ser bastante atrativo para a empresa.

4 – “Como você descreveria a si mesmo?”

Quando você se deparar com esse tipo de pergunta, lembre-se de mostrar as suas principais qualidades, principalmente aquelas que mais se encaixam ao perfil da empresa. Seja convincente e procure explicar as suas qualidades de uma forma clara e objetiva.

Lembre-se: evite demonstrar atitudes negativas ao entrevistador, não negue as propostas imediatamente e quando ele fizer uma proposta durante a entrevista, tente não negar imediatamente. Isso pode demonstrar sua falta de interesse. Seja sempre muito coerente, não incremente demais seu currículo e aja naturalmente!

Compartilhe com a gente como foi sua experiência na primeira entrevista de emprego!

Compartilhar
Categoria: Ajuda na Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.