5 coisas que você deve fazer antes de se formar na faculdade

Não é à toa que dizem que na faculdade passamos os melhores anos das nossas vidas. Muito além do curso e do diploma, a graduação é um período marcado por aprendizado, amadurecimento, novas experiências e, é claro, diversão. É uma fase não só de preparação para o futuro e para a carreira que se deseja seguir, mas também de criação de laços e amizades para o resto da vida.
A experiência universitária é, assim, fundamental para o jovem e os quatro ou cinco anos da graduação acabam passando muito rápido. Confira algumas dicas de como aproveitar estes anos com coisas que você deve fazer antes de se formar na faculdade:
1. Viaje
Após a graduação, a maioria dos jovens inicia sua vida profissional e se torna cada vez mais difícil deixar de lado as atividades do dia a dia para se dedicar a uma viagem longa. Já durante a faculdade, o aluno tem mais flexibilidade com relação ao uso do seu tempo, podendo, por exemplo, trancar o curso e ou se afastar durante um ou mais semestres. Esta é, portanto, a época ideal para planejar aquela viagem que você deseja fazer. Neste sentido, um intercâmbio pode ser uma excelente oportunidade para aprofundar seus conhecimentos em uma língua estrangeira, morar fora do país e conhecer novas culturas.
2. Participe de atividades extracurriculares
É importante, ao longo dos anos da graduação, entender a universidade como um espaço de produção de conhecimento que vai muito além da grade curricular obrigatória. Procure se informar sobre projetos extracurriculares como empresas juniores, centro acadêmico, estágios internos e vagas de monitoria para as disciplinas. Estas atividades são não somente uma ótima forma de desenvolver habilidades práticas e aprender coisas novas, como também uma oportunidade para conhecer pessoas e fazer amigos. Tente sair da sua zona de conforto e se dedicar a atividades novas e estimulantes.
3. Utilize a biblioteca
As bibliotecas universitárias costumam oferecer gratuitamente materiais como livros, revistas, jornais e até mesmo filmes para os alunos da graduação. Lembre-se de aproveitar esta oportunidade para acessar conteúdo relacionada à sua área de atuação, realizar pesquisas e ler mais. É comum também que os alunos possam consultar artigos, pesquisas acadêmicas e até mesmo teses e trabalhos de conclusão de curso de outros estudantes.
4. Aproxime-se de um professor
Ao longo da grade curricular e até mesmo através das atividades extracurriculares, é interessante procurar desenvolver um relacionamento significativo com pelo menos um professor da universidade. Para isso, procure conversar com os docentes das suas disciplinas favoritas ou daquelas em que apresenta melhor desempenho. Este relacionamento pode ser fundamental na hora de conseguir uma carta de recomendação, uma oportunidade de estágio e até mesmo, ocasionalmente, para um aconselhamento com relação à sua carreira.
5. Participe da tradição universitária
Existem instituições onde o espírito acadêmico não é tão intenso. Ainda assim, os momentos relacionados à tradição universitária estão entre os mais importantes e dos quais você se lembrará muitos anos depois. Cada instituição e curso tem suas tradições, desde festas até campeonatos esportivos e grupos de debate organizados pelos alunos. Este tipo de atividade define a cultura universitária, fazendo parte da vivência do aluno e contribuindo para a socialização.
E você, o que pretende fazer durante os anos da graduação? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

Categoria: FaculdadePrasaber

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.