5 coisas que você deve valorizar em um estágio

Para a maioria dos estudantes, o estágio é a primeira oportunidade de contato com o mercado de trabalho da profissão que deseja exercer. Além de contar como experiência profissional, o estágio pode abrir muitas portas para a construção de uma carreira, principalmente quando o estagiário está comprometido com seu desenvolvimento profissional.
Extrair desta experiência o máximo possível de aprendizados e garantir contatos profissionais importantes exige do estagiário atenção a algumas questões valiosas. Confira algumas coisas que você deve valorizar ao realizar um estágio profissional:
1 – Desenvolvimento profissional
O estágio é uma excelente oportunidade para o jovem universitário acumular conhecimentos, técnicas e dicas sobre sua atuação profissional. É importante, portanto, valorizar seu desenvolvimento profissional e as oportunidades de aplicar os conhecimentos aprendidos em sala, melhorar suas habilidades e aprender com profissionais mais experientes. Para tal, é interessante que a empresa apresente um plano de estágio bem delineado, no qual são especificados os conhecimentos e as experiências que você deve adquirir ao longo do período de estágio.
2 – Identificação de fraquezas profissionais
É comum nos dias de hoje que as empresas ofereçam feedback também aos seus estagiários, visando identificar possíveis pontos fracos e promover seu desenvolvimento. O estágio é, assim, uma oportunidade para que o universitário identifique suas fraquezas profissionais e corrija-as de forma a se posicionar melhor no mercado. Existe um software que você poderia aprender, por exemplo? Ou uma nova língua? Há informações sobre determinado assunto que não foram transmitidas no curso? Procure identificar pontos como estes e se aprofundar em assuntos que sejam seus pontos fracos.
3 – Criação de um networking
Seja qual for a carreira que você escolheu, o networking é um fator fundamental no mercado de trabalho, podendo oferecer oportunidades profissionais no futuro. É importante, portanto, valorizar o contato com seus chefes e colegas de trabalho, procurando demonstrar atitude colaborativa e contribuir para a evolução da equipe e da empresa como um todo. Mesmo que você não seja efetivado ao término do estágio, esta é uma excelente oportunidade para conseguir boas referências e indicações no futuro.
4 – Bom currículo
Ao ingressar no estágio de trabalho, as experiências de estágio contam muito nos processos de seleção, abrindo portas para boas oportunidades. Assim, é interessante pesquisar as empresas às quais vai se candidatar, de forma a garantir que estejam alinhadas com o segmento no qual você pretende atuar no futuro. Além disso, informe-se sobre como estas empresas são citadas na mídia, acompanhe seus canais oficiais e conheça sua missão, visão e valores. É importante escolher empresas que possam ser diferenciais no seu currículo – trazendo visibilidade a este -, bem como agregar conhecimentos e habilidades sobre a sua área de atuação.
5 – Valorização do estagiário
É comum encontrar empresas nas quais a experiência de estágio não apresenta um planejamento definido e os estagiários passam por longos períodos ociosos ou sem supervisão. Valorize esta experiência profissional e procure por estágios dos quais você possa realmente tirar proveito. Diversas empresas valorizam o estagiário, entendendo-o como um profissional em formação e capital humano importante. Procure também avaliar se os horários do estágio são compatíveis com a sua agenda estudantil, evitando que você falte em aulas ou comprometa sua formação.
Você está fazendo um estágio na sua área? Como tem sido esta experiência? Conte para a gente nos comentários!

Categoria: EstágioPrasaber

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR