5 coisas que você precisa saber antes de uma entrevista de emprego

Enfim, você conseguiu marcar aquela entrevista de emprego. As dúvidas de quem não tem muita experiência com o assunto são muitas: como se comportar, como se vestir, que roupa escolher, em que posição sentar. Mas calma lá! Não deixe que a ansiedade tome conta de você e estrague tudo antes mesmo que você consiga apertar a mão do entrevistador.

A seu favor, é bom saber que os especialistas em recrutamento sabem que é natural um certo nervosismo por parte dos candidatos. Claro que este sentimento não pode e não deve atrapalhar a maneira como você irá organizar o seu raciocínio, poder de articulação e argumentação. Uma entrevista de emprego não é, definitivamente, o momento para você travar.

Estar bem preparado antes do encontro com o seu recrutador irá adicionar a quantidade de segurança que você precisará para ser bem sucedido neste momento tão importante. Mas não só isto: também destacará você em comparação com os outros candidatos. É por isso que preparamos esta lista. Com ela, você ficará por dentro de tudo o que precisa saber para ir muito bem na sua entrevista de emprego!

1 – Saiba o máximo possível sobre a empresa

Foi chamado para uma entrevista? Então, faça seu dever de casa. Pesquise o máximo que puder sobre a empresa na qual você será entrevistado. Não é incomum que os entrevistadores tentem saber qual o seu interesse em trabalhar naquele local. Assim, perguntas a respeito da importância da empresa no setor em que trabalha podem surgir durante a entrevista. Esteja preparado com um discurso curto e, obviamente, não artificial, em que você destaca a importância da organização e o que você acha que tem a ganhar e a adicionar, caso ela venha a contratá-lo. Não esqueça: discurso fluido e o mais sincero possível.

2 –  Tenha todas as informações das qualificações e experiências necessárias para a vaga

Descubra o que a empresa realmente procura no candidato. Pesquise nas páginas de carreira da empresa, lendo atentamente os detalhes sobre a oportunidade para a qual você está se oferecendo. Se a empresa tiver presença em redes sociais como Facebook e LinkedIn, pesquise o máximo possível. Estas redes sempre são bons indicativos da cultura empresarial e dos atributos que costumam valorizar. Caso tenha a oportunidade, entre em contato com algum funcionário para saber o que ela valoriza em um profissional.

3 – Informe-se sobre as notíciais mais recentes da empresa

Não adianta saber tudo sobre o histórico da empresa se não souber das conquistas e fatos atuais mais relevantes. Procure saber o que saiu na mídia recentemente, bem como quais foram os eventos promovidos por ela. Mais uma vez, as empresas tendem a divulgar este tipo de conteúdo em suas redes sociais ou até mesmo em blogs corporativos dentro do site.

4 – Descubra quem são os clientes, produtos e serviços da empresa

Mais uma prova de seu conhecimento e interesse. Mostrar que você entende do mercado em que a empresa está inserida a ponto de poder opinar a respeito dos clientes, bem como os produtos e/ou serviços, são provas do seu interesse – pela empresa e pelo mercado. Vá atrás do máximo de informação possível.

5 – Conheça seu entrevistador

Aí está uma vantagem gigantesca que você pode ter. Se tiver a informação sobre quem irá recrutá-lo, pode encontrar formas de se conectar com essa pessoa. Não é muito difícil conhecer seu perfil, com base em redes sociais profissionais. Esta noção de pré-conhecimento também é fundamental para deixá-lo mais tranquilo durante a entrevista.

Não tenha dúvida: a entrevista é uma das principais etapas para entrar no mercado de trabalho ou buscar uma recolocação. Aproveite e veja uma entrevista sempre como uma grande oportunidade de mostrar seu melhor. É aqui que você apresenta sua capacidade de ser sucinto e fazer com que conheçam suas habilidades, experiências e poder de articulação. Prepare-se bem e boa sorte!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.