5 dicas de sucesso para jovens profissionais

Entrar no mercado de trabalho não é fácil: você passa um bom tempo elaborando e enviando currículos, escrevendo e-mails, participando de entrevistas e dinâmicas de grupo. Mas mesmo depois de conseguir uma vaga as coisas não são fáceis. Você pode ter um bom emprego e, ainda assim, ficar sem saber o que fazer.
Qual é a melhor forma de falar com o chefe? Como se relacionar com os colegas de trabalho? Como fazer para mostrar o potencial sem parecer que você se acha melhor do que todos na empresa? Essa e muitas outras dúvidas surgem na mente de jovens profissionais. Pensando nisso, temos algumas dicas de sucesso que vão ajudar você em seu início de carreira. Anote aí!

1 – Entenda que talento não é tudo

Quanto mais cedo você souber disso, melhor: você pode ter nascido com um dom para o desenho, para a música, para o aprendizado de línguas ou para escrever, mas nada disso vai fazer a menor diferença se você não souber usá-lo. Uma pessoa muito talentosa, mas que nunca coloca seus talentos em prática, perde fácil para alguém que não tem talento, mas passa horas praticando. Por isso, deixe de pensar que você tem talento e pense mais no esforço que você tem que fazer. Sua dedicação é o mais importante!

2 – Não espere receber ordens

Jovens profissionais tendem a apenas obedecer ordens. Não seja assim! Não fique sentado esperando que alguém mande você fazer alguma coisa. Quando terminar de fazer o que foi designado, pergunte se pode ajudar em outra coisa. Diga que quer aprender uma nova habilidade e peça para alguém ensinar. Não se permita ficar parado! Esperar ordens para começar a fazer alguma coisa é o começo da estagnação profissional.

3 – Saiba se comunicar

As reclamações são muito comuns entre jovens. Eles sempre têm muitas observações para fazer e raramente elas são positivas. Não tem problema reclamar no ambiente de trabalho, mas você deve saber como e para quem fazer isso! Em vez de sair cochichando pelos corredores sobre o comportamento de seu colega, é melhor reportar qualquer coisa para o seu chefe. E se for algo de cunho pessoal, mantenha para si mesmo em vez de fazer fofoca. Saiba se comportar!

4 – Encare novos desafios

Um dos grandes problemas dos jovens profissionais é achar que só deve fazer aquilo que gosta. Mesmo nos melhores empregos ou naquele trabalho que você realmente ama, você vai ter que fazer alguma coisa de que não gosta. Encare isso como um novo desafio em vez de ficar reclamando! Pense nessas oportunidades como portas para o aprendizado, algo que vai fazer com que você cresça e melhore depois. Nem todos os dias serão ótimos, mas você pode tirar algo ótimo de todos os dias!

5 – Assuma seus erros

Assumir seus erros no trabalho, aceitar críticas e saber quando ficar calado são meios de demonstrar que, apesar de ser um jovem profissional, você tem maturidade. Por isso, quando fizer algo de errado, não fique choramingando contra quem disser que você errou. Aceite, assuma e se esforce mais da próxima vez. Saber assumir seus erros é o único meio de ser melhor no futuro!
Você está recém começando sua vida profissional, então tente aprender tudo o que puder com os colegas, chefes, amigos e mentores que encontrar no caminho. Essa é uma etapa decisiva para você. É hora de aprender a ser um adulto responsável e dar o seu melhor! Bom trabalho!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.