5 dicas financeiras para jovens profissionais

Por useradmin

5 dicas financeiras para jovens profissionais

Ter uma vida financeira bem planejada e controlada é um dos segredos para ser bem sucedido. Quando você controla suas finanças, consegue pagar suas contas em dia, realiza alguns sonhos e não precisa ter tanto estresse quando algo dá errado. Por isso, é importante sempre estar de olho no que você gasta e ganha.
Muitos jovens profissionais pecam na hora de controlar suas finanças e acabam com grandes dívidas e parcelas maiores do que seus salários. O que fazer para não acabar assim? Veja nossas dicas!

1 – Tenha um controle físico de suas finanças

Quando falamos em controlar as finanças, não queremos dizer apenas ter uma noção, de cabeça, do que foi gasto e do que foi ganho. Você deve ter uma planilha, uma lista ou um aplicativo – o que for – para documentar seus gastos e lucros. Não dependa exclusivamente de sua memória e intuição em um assunto tão importante! Experimente anotar, usar planilhas e aplicativos para celular para controlar suas finanças.

2 – Planeje-se

Como em tudo na vida, na hora de fazer o controle de suas finanças é necessário se planejar. Comece definindo como prioridade aquilo que você tem que pagar – aluguel, água, luz, telefone e alimentação – e o que for necessário para você realizar seus objetivos – seu curso de inglês, a mensalidade da faculdade, etc. O que sobrar fica para o lazer e as compras.

3 – Não se esqueça de poupar

Se você quiser realizar um sonho que custa algum dinheiro, como comprar uma casa ou fazer uma grande viagem, você vai ter que guardar dinheiro para isso. Leve a poupança como uma conta extra e priorize o depósito desse dinheiro junto com suas contas mensais. E se você não tiver um objetivo assim, economize seu dinheiro do mesmo jeito. Algum imprevisto pode aparecer e você vai precisar! Sempre poupe parte do que você ganha.

4 – Não caia na tentação do cartão de crédito

Bancos e lojas sempre têm cartões para oferecer com muitas vantagens, e eles vão parecer muito benéficos à primeira vista. Mas a verdade é que esses cartões todos têm anuidades, mensalidades e outros meios de cobrar juros e taxas. Por isso, se for ter um cartão de crédito, tenha apenas um. O melhor, na verdade, é comprar o que puder à vista, com dinheiro, para poder ver o quanto está gastando e para onde seu dinheiro vai.

5 – Faça uma matemática simples

Muitas pessoas ignoram a matemática simples que leva ao bom planejamento financeiro: nunca gaste mais do que você ganha. Se seu salário é de R$ 1.200 por mês, você não pode pensar em gastar R$ 1.500. Algumas vezes, isso parece inevitável. Mas a verdade é que, em muitos casos, somos nós que exageramos e descontrolamos nossos gastos, levando a situações financeiras deploráveis.
Todos gostamos de sair, adquirir bens e gastar nosso dinheiro como bem entendemos. Mas ter uma vida financeira bem planejada e controlada vai ajudá-lo a se livrar do estresse de nunca saber como será o dia de amanhã. Pelo menos no âmbito financeiro, você está a salvo!

Compartilhar
Categoria: Economia

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.