5 dicas para lidar com a pressão dos pais

Quando um estudante está escolhendo o que fazer com seu futuro, acaba encontrando muitas opiniões e, às vezes, muitos obstáculos: o curso que quer fazer não existe no estado, a universidade tem poucas vagas, o tempo para estudar é curto e, muitas vezes, os pais não concordam com sua decisão.
Mesmo que não pareça um grande problema, pode se tornar uma fonte de frustrações quando pais e filhos discordam sobre o futuro. Você não quer brigar com seus pais, mas também não quer ceder a decisão sobre o seu futuro. Ao mesmo tempo, a opinião deles pode deixá-lo abalado. O que fazer nesse momento para lidar com a pressão dos pais?
1 – Compreenda o ponto de vista deles
No fim das contas, eles são seus pais e não tem por que desejarem um futuro ruim para você. Compreenda porque eles querem que você siga tal profissão ou faça tal curso. Ouça os argumentos deles, mesmo que você não concorde. Mostre que você respeita o que eles estão tentando dizer, mais uma vez, mesmo que não concorde. Compreender o ponto de vista deles vai demonstrar maturidade e eles esperam que você seja maduro.
2 – Leve a opinião deles em consideração
Isso não quer dizer apenas fazer o que eles disserem, mas pensar no que eles disseram. Se eles acham que a profissão que você escolheu não vai dar retorno financeiro, por exemplo, pense sobre isso. Descubra se eles estão certos e veja como é possível ter retorno financeiro com o que você quer. Se eles querem que você entre em um mercado que está em crescimento, veja as perspectivas desse mercado. Não ignore o que eles estão dizendo para tomar uma decisão bem embasada.
3 – Busque uma reflexão conjunta
Seus pais são importantes em sua vida e vão continuar fazendo parte dela. Por isso, não finja que o envolvimento deles não vai afetar em nada. Converse com eles sobre suas perspectivas, o que quer fazer, suas opiniões e diga que quer chegar a um consenso. Diga que quer ouvir a opinião deles, mas deixe claro que é uma opinião e que não vai ser isso que vai decidir o seu destino.
4 – Pesquise e estude bastante
Se você já decidiu o que quer fazer, pesquise e estude bastante antes. Pesquise currículos dos cursos nas universidades, converse com profissionais do mercado de trabalho, descubra como está a área e quais são as perspectivas para o futuro. Se você mostrar que sua decisão foi bem embasada, seus pais vão ficar mais confiantes quando você se mostrar contrário a eles.
5 – Lembre-se de que é você quem escolhe
Seus pais não podem decidir por você. Em grande parte dos casos – se não em todos – em que os pais decidem o que os filhos devem fazer, o único resultado é estresse, desilusão e problemas em família. Você é quem deve tomar essa decisão, sua primeira decisão como um adulto, que vai afetar o seu futuro. É uma grande responsabilidade e você tem que assumi-la.

Categoria: Prasaber

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.