5 dicas para quem quer mudar os rumos da carreira

Depois de alguns anos em uma carreira, você pode perceber que é hora de mudar os rumos. Seja porque você viu que não está exatamente na área que queria estar, porque prefere outro cargo ou porque surgiu uma nova oportunidade, não importa: mudar os rumos da carreira pode ser bem difícil.
Mas não é impossível, desde que você saiba bem o que está fazendo. Para isso, nós temos algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer essa mudança com mais tranquilidade!
1 – Conheça seus objetivos
Mudar os rumos de sua carreira fica mais fácil quando você sabe para onde está indo. Você pode querer ter seu próprio negócio, começar em uma área completamente diferente ou subir dois cargos em sua empresa atual. O importante é que você saiba disso! Tenha muito claro em sua mente onde você quer chegar e quais são suas metas de curto, médio e longo prazo. Sabendo disso, você não só pode fazer um planejamento, mas também consegue manter sua motivação!
2 – Planeje-se
Agora que já compreende seus objetivos, é hora de começar seu planejamento! Pesquise bastante para saber o que é necessário para entrar em sua nova área. Fazer uma nova graduação? Uma especialização? Procure os eventos referentes à nova área, em que você possa conhecer novos contatos e se informar. Esquematize seu plano, coloque metas e datas. Seja organizado para não se perder em seus objetivos!
3 – Faça acontecer
Depois de ter suas metas determinadas e um planejamento, não adianta nada ficar de braços cruzados! Faça os cursos que deve fazer, compareça a eventos, aumente sua rede de contatos, conheça profissionais da área e elabore um currículo atualizado. Em fim, mexa-se! Não tem como você conseguir se inserir em um novo mercado, uma nova área ou um novo cargo se não trabalhar duro para isso!
4 – Crie uma nova rede de contatos
Quando passamos muito tempo em uma determinada área, muitas vezes deixamos de ver a importância de estabelecer contatos e relacionamentos com os profissionais ao nosso redor. Aproveite seu recomeço para conhecer profissionais que possam ajudá-lo, informá-lo e ser seus mentores em sua nova jornada. Participe de eventos, congressos e debates. Utilize as redes sociais para se afiliar a grupos de discussão. Você vai conhecer seus futuros colegas e, além disso, pode conhecer pessoas que vão virar grandes amigos no futuro!
5 – Não desanime
Como foi dito antes, começar de novo em uma nova área ou mudar os rumos de sua carreira profissional pode ser difícil, até mesmo exaustivo. Por isso, é muito importante que você não desista! Tenha o seu objetivo em mente e caminhe na direção dele, mesmo que seja a passos curtos e lentos. Quando você alcançá-lo, vai se agradecer por nunca ter desanimado!
Essas são nossas dicas valiosas para quem quer mudar o rumo da carreira. Vai ser uma aventura cheia de dificuldades e de bons momentos. Tente manter a cabeça erguida e seus objetivos em mente. Trabalhe bastante, estude, se informe e aumente sua rede de contatos. Divirta-se em sua nova jornada e boa sorte!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.