5 dicas para se dar bem no estágio

O estágio é a primeira etapa na busca por objetivos de carreira. A experiência de se trabalhar durante a graduação pode ser muito enriquecedora, apresentando ao jovem o funcionamento do mercado de trabalho no qual deseja se inserir e tornando-o mais responsável quanto ao cumprimento de prazos de obrigações.
A inexperiência pode fazer com que muitos jovens se sintam inseguros sobre como devem se portar para extrair o máximo desta experiência, evoluir e até mesmo disputar uma efetivação. Esta insegurança é natural, mas algumas dicas podem ser úteis para você que deseja iniciar e se dar bem no estágio. Confira!
1 – Demonstre comprometimento
Entender o estágio como uma etapa de busca por novos conhecimentos é essencial para que os estudantes se comprometam e adotem uma postura mais ativa com relação às atividades que devem desenvolver. É importante, assim, demonstrar esforço, pontualidade e envolvimento com relação às metas da empresa, procurando sempre entender o trabalho realizado.
2 – Comporte-se com maturidade
Um comportamento maduro é fundamental ao universitário que deseja alcançar bons resultados no estágio. Procure se envolver com o trabalho como se fosse um funcionário efetivo, apresentando bons resultados, participando ativamente das reuniões e demonstrando disposição para a realização das tarefas. É importante, porém, entender sua posição: demonstrar boa vontade e iniciativa não significa ouvir mais que falar ou questionar pdiretrizes da empresa como se já fosse um colaborador efetivo.
3 – Reúna referências profissionais
Ser proativo, curioso e procurar desenvolver um bom relacionamento com seus colegas de trabalho é uma excelente forma de reunir referências profissionais que podem ser importantes para o seu futuro e render indicações em outras empresas após a conclusão da universidade. A etapa do estágio é fundamental para se estabelecer conexões e fazer contatos, demonstrando que você é uma pessoa comprometida e confiável. Para tal, entenda todas a importância das diferentes funções desenvolvidas na organização, valorizando-as e procurando sempre agregar.
4 – Esteja atento à linguagem
A comunicação deve ser uma preocupação constante do jovem que inicia sua carreira profissional. É importante estar atento à maneira como se comunica, garantindo que sua mensagem é recebida pelos demais colaboradores da forma como você gostaria. Lembre-se de que por melhor que seja o seu relacionamento no trabalho, é importante adotar uma linguagem diferente daquela utilizada com amigos, evitando gírias e palavras que possam denotar baixo nível intelectual. A leitura é uma ótima forma de ampliar seu vocabulário e desenvolver formas de comunicação que demonstrem seu potencial.
5 – Identifique suas habilidades e fraquezas
Além de uma importante experiência profissional, o estágio é uma oportunidade para que o universitário descubra a si mesmo, identificando seus principais pontos fortes e fracos dentro da carreira que escolheu. Quais são suas principais habilidades? Quais são os assuntos pelos quais você mais se interessa? Identificar seus pontos fortes contribui para que possa investir no que faz de melhor, aprofundando sua formação neste sentido. O conhecimento dos seus pontos fracos, por sua vez, permite trabalhar nos aspectos que precisam ser amadurecidos, desenvolvendo-os para suas próximas experiências profissionais.

Categoria: EstágioPrasaber