5 dicas para se dar bem nos trabalhos em grupo

Por useradmin

5 dicas para se dar bem nos trabalhos em grupo

Fazer trabalhos em grupo parece ser uma dificuldade comum entre todos os estudantes. Na maioria das vezes, um acaba trabalhando mais do que eu outro e quem trabalhou mais se sente injustiçado. Em outras, alguém assume a liderança do grupo sem ligar para os colegas, acaba sendo injusto e forçando decisões em todo mundo.
Porém, os trabalhos em grupo ainda são obrigatórios em toda grade curricular: aprender a trabalhar em equipe é uma habilidade essencial que será aproveitada por toda a vida profissional. Então, como fazer um trabalho em grupo sem tantos problemas?
1 – Escolha bem o seu grupo
Especialmente na época escolar, tendemos a fazer grupo com colegas que já são amigos. Mas isso pode dificultar as coisas: você pode ficar com medo de cobrar a atividade e perder a amizade ou pode acabar pegando parte do trabalho a mais porque não quer sobrecarregar o outro. Por isso, procure fazer trabalhos em grupo com colegas em quem você confia e que sabe que são responsáveis.
2 – Organizem-se
Essa é uma tarefa para o grupo todo: organizem-se para entregar um trabalho bem feito. Não deixem tudo para o último momento. Vejam o que precisa ser feito primeiro, definam quem vai fazer e escolham um prazo para que os responsáveis enviem suas partes. Não deixem para juntar todas as partes minutos antes da entrega do trabalho, porque será necessária a revisão e aprovação de todos. Todos devem se comprometer com os prazos, anotá-los e entregar tudo no momento certo.
3 – Divida as atividades
E divida da maneira correta. Já acabou a época em que alguém ficava responsável só por fazer a capa e imprimir o trabalho, certo? Cada um tem que cooperar igualmente com o conteúdo do trabalho. Confira o que precisa ser feito e, antes de sair delegando partes, veja se tem algo que um dos membros do grupo faz questão de fazer. Além disso, veja se alguém tem algum talento próprio que pode ser usado a favor do trabalho. Não se esqueça de que o trabalho não é feito só pela nota. Ele é uma oportunidade para todos aprenderem mais.
4 – Deixe que todo mundo fale
Em um trabalho em grupo, todos devem ter direito de dar sua opinião em todos os assuntos, desde a definição do tema até a entrega. Mesmo que alguém fique quieto, concordando durante toda a discussão, certifique-se de perguntar se essa pessoa concorda mesmo com tudo. Ter um ambiente aberto para ideias faz com que todos se sintam mais confortáveis e com que o trabalho possa se tornar mais criativo.
5 – Seja paciente e aceite erros
É muito difícil que qualquer trabalho, mesmo os individuais, corra totalmente bem. Erros são comuns, então você deve ser paciente com qualquer erro que surja em seu grupo e pedir para que todos sejam pacientes com os seus erros. Aceite o que vier e peça ajuda de todos para tentar consertar. Se for um erro muito grande, que prejudique muito a todos, considere não fazer mais trabalhos com essas pessoas.
Trabalhar em equipe é complicado, mas compensa muito! Aprendendo a trabalhar com os outros, você fica mais aberto a novas ideias, aprende mais e ainda faz novos amigos. É só fazer do jeito certo.

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.