5 dicas para se sair bem em uma prova

Por useradmin

5 dicas para se sair bem em uma prova

Se sair bem em uma prova é algo que depende de uma série de fatores. É preciso, claro, dominar o conteúdo que vai cair no exame. Mas não é só isso. Também é preciso manter a mente focada, o corpo saudável e fazer um bom planejamento do seu tempo. Estes são passos fundamentais para garantir testes tranquilos e resultados melhores.

Quer se sair bem em uma prova? Conheça cinco dicas eficientes:

1. Estude com antecedência

Para absorver bem o conteúdo, é importante fazer isso aos poucos e não de uma vez. Se você deixa para estudar apenas na tarde anterior à prova, é bem provável que não tenha tempo para revisar toda a matéria. Por isso, são maiores as chances de que você só decore – e não entenda – o que está nos livros.

O ideal é dividir o conteúdo da prova em vários dias para ter tempo de fazer exercícios, tirar dúvidas e, de fato, compreender o que você está estudando. Assim, o conhecimento fica melhor fixado no cérebro e você consegue dominar a matéria.

Conheça o guia de sobreviência para a semana de provas

2. Faça um calendário de estudos

“Organização” é uma palavra importante na hora de estudar para as provas e um calendário de estudos é uma ferramenta eficiente para isso. Divida toda a matéria que precisa revisar entre os dias que tem disponíveis. Uma dica importante é reservar um tempo maior para os tópicos que você já sabe que tem mais dificuldade. Também é indicado escolher com cuidado os horários de estudos. Se você sabe que rende mais à noite, por exemplo, este deve ser o seu período de estudos.

3. Cuide da alimentação

Além de revisar toda a matéria que vai cair na prova, também é importante garantir que a sua mente e o seu corpo estarão saudáveis no dia. Uma boa alimentação é essencial para isso – a falta de vitaminas pode provocar um estado de sonolência ou de dor de cabeça. Portanto, dê atenção especial ao cardápio no período de provas: coma frutas, alimentos antioxidantes e carboidratos. Estar bem hidratado durante a prova também é fundamental.

4. Durma bem na noite anterior

Nada de virar a noite estudando! Uma boa noite de sono é essencial para que o cérebro se recupere e esteja 100% no dia seguinte. Organize-se para dormir cedo na noite anterior à prova e, na hora de ir dormir, procure deixar a ansiedade de lado para evitar a insônia. Algumas atividades antes de dormir também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Ler um livro leve, tomar um chá ou fazer meditação, por exemplo.

Exercite sua memória e aprenda como lembrar de tudo na hora da prova.

5. Administre bem o tempo de prova

Também é importante fazer um bom planejamento do seu tempo na hora da prova. Calcule quantas horas tem disponíveis e divida pelo número de questões que tem no teste. Uma dica bastante válida é começar pelas questões que você tem mais facilidade e depois voltar para aquelas que você tem mais dificuldade. Assim, você evita o risco de deixar questões que sabia a resposta em branco porque não teve tempo de chegar a elas.

Saiba como se preparar para uma prova.

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.