5 dicas para ter mais organização no trabalho

Em épocas de instabilidade profissional, muitas pessoas acabam sentindo no seu dia a dia os efeitos da ansiedade e da cobrança pessoal. A primeira vítima dessa dupla é a produtividade, que tende a cair consideravelmente se o profissional não souber lidar com as pressões e o acúmulo de funções nas grandes empresas – frutos de um cenário de crise econômica.

Por isso, para ajudar você a atravessar esse período turbulento, listamos algumas dicas de organização no trabalho que farão com que você se concentre naquilo que é importante: a sua produção e a qualidade daquilo que entrega. Vamos lá? Confira.

1 – Tenha um controle das atividades que precisa fazer
Apesar de parecer repetitiva, essa primeira dica é essencial para que você consiga visualizar de forma plana tudo o que precisa fazer e ter organização no trabalho. Só assim você será capaz de definir os gargalos na sua produção, bem como se organizar para cumprir as metas que foram traçadas. Mas tenha atenção. É preciso tomar cuidado para criar metas reais, que possam ser cumpridas no período estipulado, para que você não se sinta frustrado com a expectativa não correspondida.

As anotações sempre foram aliadas dos melhores profissionais. A diferença é que, se antigamente elas eram feitas em agendas e planners de mesa, hoje é possível criar listas no smartphone e em agendas digitais, por exemplo.

2 – Organize o seu tempo
Depois de definidas as atividades que deverão ser feitas durante o dia, é preciso organizar o seu tempo para que você cumpra com tudo que propôs. Essa é uma etapa fundamental para você conseguir ter organização no trabalho.

Se as reuniões fazem parte da sua rotina profissional, defina um turno para concentrar todas elas, de forma que não atrapalhem na execução de outras tarefas. Apesar de parecer pouco producente, você vai ver que, dessa forma, consegue se organizar melhor e cumprir com tudo que precisa ser feito.

3 – Não cheque o e-mail a toda hora
O e-mail é essencial para o dia a dia no trabalho. Porém, ele pode ser um gatilho para dispersões e tarefas paradas no meio. Por isso, resista ao ímpeto de checar a sua caixa de entrada a toda hora e desative os avisos de novas mensagens. Dessa forma, você evita que outros assuntos ganhem atenção quando ela deveria estar voltada a uma tarefa diferente.

O raciocínio é simples: comece uma tarefa e vá até o final para, depois, se debruçar sobre outra.

4 – Evite distrações
A sua produtividade está ligada à sua capacidade de concentração e organização no trabalho. Por isso, durante o expediente, evite distrações, principalmente aquelas vindas do seu smartphone. Notificações de redes sociais devem ser desligadas, assim como avisos sonoros de novas mensagens em aplicativos como o WhatsApp. Concentre-se naquilo que deve ser feito e deixe assuntos particulares para depois.

5 – Reserve um tempo para pausas
Não existem produtividade e organização no trabalho que sobrevivam a uma jornada sem pausas. Por isso, reserve um tempo entre as suas atividades para ir ao banheiro, fazer um lanche ou até mesmo checar o seu celular. Mas cuidado: uma pausa rápida significa, no máximo, 5 minutos de descanso. Mais do que isso é considerado perda de um tempo que poderia estar sendo aplicado no trabalho.

Categoria: PRASABERProfissões

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.