5 dicas práticas para revolucionar suas finanças pessoais

Colocar suas finanças pessoais em ordem é uma atitude com vários benefícios: você sabe para onde seu dinheiro está indo, compreende onde pode deixar de gastar tanto e guarda alguma quantia no final do mês. Essa organização pode não parecer tão fácil, mas com alguns passos simples você vai conseguir controlar o que ganha e o que gasta com eficiência. Quer saber como fazer isso? Aqui vão as nossas dicas!
1 – Faça um orçamento
O primeiro passo é o mais simples de todos: faça um orçamento. Pode ser em um caderno, uma agenda, uma planilha no computador ou um aplicativo de celular. O importante é que você anote tudo o que gastou e tudo o que ganhou no mês. Além disso, anote como ganhou (salário, mesada, etc) e como gastou (aluguel, roupas, diversão, etc). Logo de cara você vai perceber como está gastando seu dinheiro e o que precisa fazer para poupá-lo.
2 – Coloque suas contas no débito automático
Para simplificar sua vida e salvar algumas árvores poupando papel, coloque suas contas no débito automático. Desse modo, você nunca vai se esquecer de pagar nenhuma! Isso é ideal para aquelas contas que são comuns todos os meses, como o aluguel, a água e a fatura do cartão de crédito. Você não precisa se preocupar com os prazos de pagamento! E para não perder a sensação de controle, você sempre pode conferir seu saldo pelo site do banco.
3 – Automatize aplicações financeiras
Do mesmo modo, coloque seus investimentos no automático e não deixe de poupar todos os meses! Isso é ideal para quem não tem o costume de guardar dinheiro: programe para que, todos os meses em um mesmo dia, uma quantia seja retirada de sua conta e colocada em sua poupança ou no fundo de investimento de sua escolha. Uma coisa a menos para se preocupar!
4 – Reduza o número de contas e cartões
Ter muitas contas em bancos diferentes não só gera uma sensação de desorganização – são muitos gerentes, muitos números e muitas senhas -, mas também gera prejuízo: todas as contas e cartões têm taxas anuais e juros para pagar caso você atrase alguma conta! Não deixe que isso se acumule e simplifique. Se você puder ter apenas uma conta corrente e uma conta poupança, ótimo! Se puder ter um ou dois cartões, apenas, perfeito. Não exagere!
5 – Aproveite a tecnologia
A tecnologia está aí para ajudá-lo! Muitos aplicativos fazem orçamentos e auxiliam em investimentos, por exemplo. Os bancos também têm aplicativos em que você pode acessar seu saldo e até mesmo fazer transferências pelo seu celular. Também há um serviço de mensagens, em que você recebe uma SMS sempre que usa seu cartão, com as informações de sua compra. Isso certamente vai ajudá-lo a se organizar e a ter controle de seus gastos!
Com essas pequenas dicas, você pode controlar melhor e revolucionar suas finanças pessoais! Mantenha seu orçamento em dia e cuide bem de seu dinheiro. Você fica mais tranquilo agora e, sem dúvidas, mais tranquilo no futuro também!

Categoria: Economia

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.