5 erros que você deve evitar na universidade

Entrar em uma universidade e alcançar o diploma é a meta de muitos estudantes. Um curso superior define uma carreira que começa a ser desenhada desde o ensino médio. Mas, diferente do ambiente escolar, a universidade possibilita amadurecimento pessoal, assim como exige autonomia e ponderação em vários aspectos da vida.

Há pessoas que estão cientes disso; outras nem tanto. Em geral, são três, quatro, cinco anos da sua vida – ou até mais – que você dedicará a este espaço. Por isso, vamos dar algumas dicas para que você aproveite tudo da melhor forma possível.

1 – Não se isole

Diferente da escola, na universidade você encontrará pessoas de diversas idades e formações culturais, pois este ambiente reúne gente de várias cidades, estados e até mesmo países diferentes. Embora a maior parte dos estudantes sejam jovens entre os 18 e 25 anos de idade, há também quem, em algum momento mais avançado da vida, tenha decidido retomar os estudos ou mesmo apostar em uma segunda formação, e por isso não é raro encontrar colegas com 30, 40 ou 50 anos de idade. Portanto, esteja aberto a novos contatos com pessoas diferentes de você. Converse, troque experiências e saiba aprender com os outros. Nossos melhores amigos e parceiros são definidos pela vida e pelas situações, não por uma escolha a dedo.

2 – Não se restrinja à sala de aula

Durante o tempo que você permanecer em um curso superior, você estará em contato com profissionais e especialistas que são referência naquilo que fazem. Aproveite para extrair todas as informações e leituras que você puder. Vá além do espaço da sala de aula; conheça a biblioteca, aproveite os eventos, estágios e demais oportunidades que surgirem. O modo como você aproveitará este tempo da sua vida define em boa parte a vida profissional, a sua abordagem teórica, os seus pontos de vista e os fundamentos da sua profissão. Não perca tempo.

3 – Não deixe o mercado de trabalho de lado

Assim como você deve aproveitar o tempo na universidade para formar o seu intelecto, deve estar de olho nas oportunidades que o mercado oferece. Mesmo que você possua uma condição financeira que permita apenas estudar, não deixe para buscar um trabalho apenas quando você estiver formado. Analise o mercado no dia a dia. Há possibilidades de emprego que muitas vezes não estão diretamente relacionadas ao que você estuda. Para alcançar uma espaço no mercado de trabalho, atitude e versatilidade são fundamentais.

4 – Não deixe de se especializar

Ao longo da jornada em um curso universitário, ninguém está obrigado a gostar de tudo o que vai estudar. É preciso conhecer e saber de tudo um pouco, mas procure descobrir qual o seu foco. Ou seja: descubra qual a área que desperta mais interesse. Especialize-se. Se você perceber, ao longo do processo, que deseja apostar na carreira universitária, procure grupos de pesquisa. Sempre há bolsas de pesquisa em diversas instituições. Isso poderá encaminhá-lo a um mestrado após a conclusão do curso de graduação.

5 – Não se especialize em diversão

Tenha moderação. O ambiente universitário possibilitará a você diversos contatos, amizades e, por consequência, muitos convites de festas e demais eventos. Participe, não fique apenas confinado aos estudos. Mas saiba se divertir, não deixe que isso se torne a sua atividade principal. Tenha cuidado com o consumo regular de álcool, que pode se tornar um péssimo hábito, atrapalhando você em diversos setores da vida. Fique atento e nunca deixe a autocrítica de lado.

Por último, mantenha a saúde em dia. Alimente-se bem e pratique exercícios físicos. Sucesso!

Categoria: Faculdade

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.