5 maneiras de aumentar a autoconfiança na faculdade

Muitas pessoas enfrentam problemas de autoestima quando entram na faculdade. Com tantos professores que sabem muito, tantos livros para ler e tantos trabalhos para apresentar, é fácil você se sentir intimidado.
No entanto, a autoconfiança é um elemento importante para se sair bem na faculdade: quanto mais capaz você se sente, melhor vão ser seus trabalhos, apresentações, provas e relacionamentos no ambiente universitário. Por isso, vamos dar cinco dicas de como ser mais autoconfiante na faculdade!

1 – Mantenha uma atitude positiva

Pode parecer um chavão sem sentido, mas não é: manter uma atitude positiva vai refletir na sua autoconfiança. Não comece trabalhos, provas ou apresentações pensando que algo vai dar errado. Se for necessário, diga para si mesmo, em voz alta, que você é capaz de fazer isso. Mantenha a postura ereta e um sorriso no rosto. Demonstre sua atitude positiva sempre que puder, encorajando os outros e se encorajando.

2 – Faça amigos

Isso pode ser difícil se você for menos sociável, mas fazer amigos é ótimo para aumentar a autoconfiança na faculdade. Se você fizer amigos, a faculdade acaba virando um ambiente confortável, em que você se sente bem consigo mesmo. Na hora de apresentar trabalhos, você se sente melhor sabendo que está apresentando para rostos amigáveis. E, claro, facilita muito na hora de fazer trabalhos em grupo.

3 – Permita-se não saber

Uma das maiores fontes de desconforto e falta de autoconfiança na faculdade é a impressão de que você tem que saber de tudo. E isso não é verdade: não saber é completamente normal! Afinal, se você precisa fazer um curso, é evidente que não sabe algumas coisas. Por isso, lembre-se de que não tem problema não saber, errar, perguntar e errar de novo até aprender. Todo mundo está passando por isso.

4 – Converse com seus professores

Ou com palestrantes, funcionários, colegas mais velhos e profissionais da área. O importante é conversar com quem tem mais experiência que você. Assim, você vai descobrir que todos começam de algum lugar – eles eram estudantes como você e tinham as mesmas dúvidas. Assim, você vai descobrir onde pode chegar se estudar e lutar pelo que quer. A motivação vai ser sua fonte de autoconfiança.

5 – Lembre-se de por que você está ali

Você tem um motivo para ter escolhido esse curso, essa instituição e para levantar todos os dias para ir para às aulas. Lembre-se desse motivo para exercitar sua autoconfiança. Lembre-se de que você tem um objetivo que é tão válido quanto qualquer outro e que seus sonhos não devem ser deixados de lado. Lembre-se de que está ali para aprender e que a aprendizagem não vem de maneira fácil e, por isso, você tem que dar o seu melhor.
E não se preocupe, porque a autoconfiança também não vem da noite para o dia. Pode demorar algum tempo, mas se você exercitar essas dicas diariamente, vai começar a se sentir melhor e mais confiante!

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.