Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

5 maneiras de aumentar a autoconfiança no trabalho

Ter autoconfiança no ambiente de trabalho pode ser uma tarefa difícil, tanto para quem já tem experiência quanto para quem é um jovem profissional. São muitos prazos, chefes, gerentes, clientes, em fim, pressões que vêm de todos os lados e deixam os profissionais nervosos.
Porém, ser autoconfiante pode ajudá-lo muito no trabalho. Ser autoconfiante vai ajudá-lo a expressar melhor suas ideias, a se impor e a demonstrar melhor seu valor dentro da empresa. Pensando nisso, vamos dar cinco dicas para você ser mais autoconfiante no trabalho!

1 – Preocupe-se com a sua aparência

Você não tem que mudar drasticamente sua aparência para se sentir mais autoconfiante (isso pode atrapalhar, na verdade), mas cuidar da higiene pessoal, vestir roupas limpas e se sentir confortável com sua aparência vai ajudá-lo a se sentir mais autoconfiante no trabalho, porque mostra que você tem algo no controle – o controle sobre a própria aparência. Cuide-se!

2 – Crie conexões

Mesmo que você seja tímido ou quieto, ter bons relacionamentos no trabalho vai ajudá-lo a se sentir mais confortável. Por isso, converse com seus colegas, tente conhecê-los melhor, apresente-se para quem chegar. Assim, ir para o escritório vai ficar mais prazeroso e você vai se sentir mais a vontade sendo você mesmo. Saber que está trabalhando com e para pessoas amigáveis vai deixá-lo mais autoconfiante!

3 – Lembre-se de que é preciso começar de algum lugar

A fonte da insegurança de muitos trabalhadores é a constante lembrança de que existem muitas pessoas que estão em uma posição melhor. A comparação com gerentes, chefes e diretores pode acontecer a qualquer momento, mas deve ser evitada. Todos começamos de algum lugar e o lugar onde você está hoje é onde você começa. Não se diminua com comparações desnecessárias.

4 – Tenha em mente que todo mundo erra

Lembre-se de que estar certo o tempo todo é impossível, porque não tem como saber de tudo. Mesmo a pessoa mais inteligente e informada comete erros. Somos seres humanos! Por isso, quando você cometer um erro, não se culpe tanto. Admita-o, peça desculpas se for necessário, tente consertar o que deu errado, siga em frente. Um dia, você erra. No outro, seu colega erra. Não há nada mais comum.

5 – Continue aprendendo

O melhor jeito de se manter autoconfiante é continuar aprendendo. Muitas pessoas acreditam que, depois de conseguir um emprego, você já aprendeu o que era necessário. Isso passa longe da verdade: aprender constantemente é uma característica importante para um bom profissional! Continue lendo, estudando, fazendo perguntas e procurando entender como todos os setores da empresa funcionam. Estando sempre informado, você vai se sentir mais inteirado do que se passa na empresa e no mercado de trabalho, corre um risco menor de errar e se sente mais autoconfiante.
A autoconfiança é uma qualidade difícil de cultivar, especialmente em mercados de trabalho competitivos, que exigem cada vez mais do profissional. Mas você deve aprender seu valor, pensar no quanto estudou e se esforçou, para se lembrar de que o seu trabalho e seu conhecimento são importantes e, assim, se sentir mais autoconfiante!

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: PrasaberProfissões
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR