5 vantagens de escrever com frequência

Por PRAVALER

5 vantagens de escrever com frequência

Com que frequência você escreve? Esta é uma atividade que faz muito bem para o seu processo criativo, ajuda a desenvolver o poder de argumentação e a garantir um bom vocabulário!

Para quem está em fase de vestibular, por exemplo, esta é uma atividade que pode fazer toda a diferença na conquista de uma vaga. Mas mesmo quem já passou desta fase ganha diversas vantagens e benefícios com o hábito da escrita! Conheça alguns deles:

1 – Para escrever bem, é preciso praticar
Uma coisa é certa: quem escreve bem o faz porque pratica muito. Quanto mais você escreve, mais desenvolve habilidades essenciais para se expressar bem. Desenvolve, por exemplo, seu poder de argumentação, algo importante tanto na comunicação oral quanto escrita. Vale lembrar que, aliado à escrita, também é necessário criar o hábito da leitura, que contribui ainda mais para o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas.

2 – É uma atividade que relaxa
Escrever é uma atividade que ajuda a deixar a mente tranquila e focada. Experimente parar para escrever na próxima vez que se sentir estressado ou ansioso. Basta começar a colocar seus medos e preocupações em um papel para sentir a mente desacelerando aos poucos. As preocupações parecem bem menores quando você as visualiza organizadas em um texto! Também é válido escrever sobre outros assuntos para distrair os pensamentos. O resultado é o mesmo: a atividade faz com que você se sinta mais relaxado.

3 – Ajuda a desenvolver a criatividade
Uma das habilidades que a escrita ajuda a desenvolver é a criatividade! Quando você está escrevendo, seus pensamentos ganham liberdade para buscar inspiração em diferentes lugares. Experimente escrever um texto sobre uma cadeira. Deixe que a sua criatividade flua e tente escrever um conteúdo interessante sobre o objeto. As infinitas possibilidades de textos que resultam deste exercício é algo que somente a escrita permite. É importante perceber que o exercício vai ficando mais fácil na medida em que você o pratica – exatamente porque a sua criatividade vai ganhando força durante o processo.

4 – É uma boa maneira de praticar o seu vocabulário
Quanto mais você escreve, melhor é o seu conhecimento na língua. Um exemplo: para escrever um texto que seja agradável de ler, é preciso conhecer sinônimos, certo? Afinal, usar o mesmo termo diversas vezes no texto pode deixá-lo cansativo e desinteressante. É aí que entram as palavras de significado semelhante. Hoje, este é um processo mais fácil, porque você pode usar um dicionário de sinônimos online. O simples fato de buscar palavras que ajudem a deixar o seu conteúdo mais rico é algo que contribui para o aumento do seu vocabulário!

5 – Escrever faz bem para o cérebro
Você sabia que escrever ajuda no fortalecimento cerebral? Isso porque a atividade traz benefícios – alguns já citados neste artigo – que ajudam no desenvolvimento do órgão. Diminui o estresse (algo importante para manter a cabeça tranquila), melhora o poder de concentração, ajuda a fugir de clichês e aumenta a capacidade de memorização. A escrita ativa uma área cerebral que transforma ideias em significados e depois em palavras. Durante esse processo, as informações são fixadas no cérebro.

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.