6 dicas de gestão de pessoas para quem deseja ser líder 6 dicas de gestão de pessoas para quem deseja ser líder

6 dicas de gestão de pessoas para quem deseja ser líder

Trabalhar com gestão de pessoas não é uma tarefa fácil, né? Muito pelo contrário, essa atividade exige competências, habilidades e muito jogo de cintura por parte dos gestores. Afinal de contas, para ser um bom líder é preciso saber o que fazer e, principalmente, entender o que não deve ser feito. Ou, como diria o ex-presidente americano Ronald Reagan, “o melhor líder não é, necessariamente, aquele que faz as melhores coisas. Mas sim aquele que consegue fazer com que pessoas realizem seus melhores trabalhos”.

E você, tem vontade de alcançar a posição de líder mas ainda precisa melhorar sua gestão de pessoas? Então, vem com a gente conferir algumas dicas para facilitar este processo.

 

Sirva como exemplo

A máxima do “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço” não deve ser aplicada na gestão de pessoas e, muito menos, na carreira dos profissionais que querem exercer um cargo de liderança, combinado? Portanto, tenha consciência que um bom líder deve servir como espelho para sua equipe, dando bons exemplos, criando laços, respeitando a cultura da empresa e, principalmente, agindo com ética em todas suas atitudes. 

 

Conheça e motive a sua equipe

Ter talentos na equipe é fundamental para a gestão de qualquer líder, por isso, é preciso que esse profissional conheça a capacidade, as qualidades e as particularidades de cada membro do seu time. No entanto, para que isso aconteça, você precisa estimular e motivar a sua equipe. Uma boa dica nesse sentido é estabelecer metas para cada membro da equipe, além de, é claro, oferecer um caminho para que eles possam conquistá-las. 

 

Inspire confiança 

Prefira ser um líder respeitado ao invés de um líder temido. Seja transparente e esteja aberto para conversar, ajudar e entender sua equipe. Afinal de contas, a base de qualquer relacionamento, pessoal ou profissional, é confiança, não é verdade? Vale lembrar também que as equipes felizes são mais produtivas, então crie um ambiente positivo de trabalho, em que todos se sintam confortáveis em expor suas ideias e opiniões.

 

Ensine! 

Sua equipe precisa ver em você uma referência profissional, até mesmo para que ela se sinta amparada nos momentos de dificuldades, então, compartilhe suas experiências, transmita seu conhecimento e divida suas técnicas. O bom líder nunca guarda o que sabe só para si e não pensa duas vezes na hora de ajudar a sua equipe a ir cada vez mais longe. Afinal de contas, juntos caminhamos melhor. 

 

Saiba ouvir 

Até mesmo os líderes mais experientes têm dias ruins e cometem erros, então, saber ouvir e, principalmente, reconhecer seus erros é um processo de desconstrução muito importante para os profissionais que almejam ter um cargo de liderança no futuro. Além disso, os líderes também aprendem muito com seus liderados, por isso, estimular a comunicação e o bom relacionamento entre a equipe pode fazer toda a diferença para você.

 

Dê feedbacks

Da mesma forma que é preciso saber escutar, também é preciso saber conversar e fazer trocas. Para seus colaboradores, é muito importante receber feedbacks, só assim eles saberão o que está bom e no que eles precisam melhorar. Mas seja compreensivo e motivador na hora de avaliar o desempenho de cada membro do seu time.

 

Essas foram nossas dicas de gestão de pessoas. E lembre-se: liderar é inspirar, afinal de contas, um líder nunca trabalha sozinho. Então se você quer assumir esse desafio, saiba que o mercado está sempre buscando por profissionais que tratam a liderança como uma missão e não apenas como um simples cargo. 

Mas para isso, é preciso estar disposto a crescer e trabalhar junto com o seu time. No PRAVALER, por exemplo, incentivamos a colaboração e a troca constante entre as equipes, porque quando atuamos juntos, nós atuamos melhor e assim, todo mundo sai ganhando.

Se quiser saber mais sobre a maneira que nós enxergamos o mercado de trabalho, leia nosso artigo: Competitividade no trabalho – um mito que precisa ser desconstruído.

Categoria: Carreira PRAVALER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.