6 dicas para controlar suas finanças

Por useradmin

6 dicas para controlar suas finanças

O começo de ano sempre traz duas coisas em relação às finanças pessoais: a promessa de que não se vai gastar tanto no ano novo e muitas, muitas dívidas! São contas feitas por causa das festas, das férias e dos impostos comuns. Mas você pode cumprir sua promessa de não gastar tanto e fazer o possível para sair do vermelho em 2016. Confira essas dicas de como controlar suas finanças pessoais, poupar seu dinheiro e ter um ano muito mais tranquilo!
1 – Passe as contas para o papel
Se você não anota tudo o que gasta e o que ganha, provavelmente não sabe de verdade onde está gastando seu dinheiro. Para ter certeza disso, o melhor é fazer um orçamento no papel ou no computador. Anote o que você ganhou e o que gastou, além de anotar como você gastou. Assim, você vai saber onde anda gastando e onde pode cortar despesas. É um ótimo exercício de consciência financeira!
2 – Não descarte notas fiscais e comprovantes de compra
Seu primeiro instinto quando o atendente entrega aquela notinha pode ser jogá-la no lixo. Mas resista! Guarde na bolsa ou na carteira e deixe separado em uma pasta em casa. Faça o mesmo com extratos e comprovantes bancários. Fazendo isso, você vai ter um controle maior quando for anotar o quanto gastou. Mesmo que seja um detalhe, como você lembrar que pagou R$ 30,00, mas na verdade foi R$ 30,10, faz diferença na conta total!
3 – Pague suas dívidas com o cartão de crédito
Quando o décimo terceiro cair na conta, o que você deve fazer? Em vez de pensar em gastá-lo nas férias ou comprar algo novo com ele, aproveite-o para pagar suas dívidas do cartão de crédito! Essa dívida só aumenta todos os meses, então tente liquidá-la o mais rápido possível. E, quando isso acontecer, tente não usar mais o limite do cartão. Caso você não resista, peça para seu gerente reduzir ou eliminar seu limite.
4 – Cuidado com as promoções
As promoções são muito comuns nesse final de ano e, na maioria das vezes, são muito boas. Mas não caia na tentação de comprar o que você não precisa por causa disso! Aproveite para comprar só o que for necessário, mas muito mais barato. Se você precisa de camisas brancas para trabalhar, não saia da loja com um vestido de lantejoulas só porque está pela metade do preço. Pense duas vezes: você precisa de dez caixas de cereal? De uma jaqueta de couro? De uma sandália de salto?
5 – Tenha uma margem de segurança
Muitas vezes nós parcelamos nossas contas e não percebemos que, apesar de o dinheiro ser cobrado em partes, ele ainda vai ser cobrado. O resultado é várias compras parceladas no cartão, tanto que o salário acaba assim que a fatura chega. Não deixe isso acontecer! Nunca deixe que suas contas consumam todo o seu salário, porque imprevistos acontecem e você pode precisar de dinheiro.
6 – Reserve algum dinheiro para você
Quando sua dívida com o cartão de crédito estiver paga e seu orçamento estiver em dia, comece a reservar um dinheiro para gastar com supérfluos todos os meses. Veja o quanto você pode gastar e faça algo de que gosta com esse dinheiro – ir a um restaurante, assistir a um filme no cinema, sair com os amigos, comprar roupas. Assim, você não cai na tentação de gastar mais do que deve!
Seguindo essas dicas simples, você vai poder economizar e ter um ano mais tranquilo com suas finanças. O segredo é nunca gastar mais do que ganha e deixar uma margem de segurança para imprevistos.

Compartilhar
Categoria: Economia

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.