6 dicas para melhorar os seus relacionamentos profissionais

Por PRAVALER

6 dicas para melhorar os seus relacionamentos profissionais

Não existe razão para uma pessoa agir no trabalho de maneira diferente, quando se fala em relacionamento pessoal, de como age fora dele. De maneira geral, quando se fala em comportamento no ambiente de trabalho, as pessoas tendem a criar regras sociais diferentes, que comumente envolvem ter um relacionamento estritamente cordial. Porém, é fácil perceber que os relacionamentos profissionais ou não, podem ser muito parecidos. Confira:

1. Tenha cordialidade na vida pessoal e nos relacionamentos profissionais

Na sua vida pessoal, certamente você evita conflitos com seus vizinhos ou com pessoas com quem não tem muita intimidade, certo? Dá um bom dia e um cumprimento para evitar um clima de tensão. No trabalho, isso não é diferente. Você deve ser educado com absolutamente todas as pessoas. Afinal, não há motivo para ser diferente: você convive com essas pessoas todos os dias e não há necessidade de criar um clima de apatia.

2. Limite o assunto sobre a sua vida pessoal

Na vida, nós criamos intimidade com poucas pessoas, com quem nos sentimos mais à vontade para ter conversas mais íntimas. Se você conhece alguém que grita sobre a sua vida aos quatro ventos, provavelmente deve achar essa pessoa desagradável, não é? O mesmo acontece na empresa. Fazer amigos no trabalho é ótimo, mas certifique-se de que são realmente seus amigos, caso você queira tratá-los de maneira mais íntima. Se você tratar todos como seus amigos, será aquela pessoa que fala sobre a sua vida para todo mundo – e, geralmente, nem todo mundo está interessado. Isso também irá gerar uma intromissão na sua vida pessoal por pessoas com quem talvez você nem quisesse tanta intimidade assim.

3. Evite fofoca

Essa dica vale para a vida inteira. Evite intrigas em qualquer ambiente. Fofocas com pessoas mais íntimas são quase inevitáveis, mas, como sempre, alguma informação sempre pode acabar escapando daquele círculo. O mesmo vale para quando alguém lhe passar uma informação “sigilosa”. Distancie-se das pessoas que não gostam de fofocas, mas gostam de repassá-las.

4. Evite mostrar irritação

Algum amigo seu já acordou com o pé errado e acabou o tratando mal sem motivos? Com certeza, isso é algo muito desagradável de acontecer. Ninguém merece ser tratado mal sem razão. O mesmo vale para o ambiente de trabalho. Se você está tendo problemas com a sua vida fora do trabalho, não leve esses problemas para o escritório. As pessoas não são responsáveis por eles e não têm obrigação de aguentar o seu mau humor! Tente manter o clima leve e tranquilo. O mesmo vale para quando você precisar se defender de alguma acusação: respire fundo e mantenha a calma. O respeito é perdido rapidamente quando você argumenta com raiva e não com motivos concretos.

5. Aja com empatia

Saber ver as pessoas como indivíduos diferentes de você, com suas qualidades e limitações, ajuda a administrar melhor os relacionamentos. Muitas vezes, para haver entendimento com outra pessoa da equipe, você precisa compreender seu ponto de vista, sentimentos e motivações. Se esta pessoa está enfrentando alguma dificuldade, por exemplo, não aponte o dedo. Entenda o lado dela, seus problemas e como você poderia ajudar.

6. Respeite o limite de cada um

Você provavelmente não é íntimo de todas as pessoas que conhece e nem deveria tentar. Intimidade é algo que leva tempo e acontece com poucas pessoas que conhecemos. Portanto, respeite aqueles com quem você não tem muita intimidade: evite brincadeiras que podem ofender, caso você não saiba o limite de cada um. Você não precisa socializar e ser alegre o tempo inteiro; isso pode deixar as pessoas desconfortáveis, caso você esteja invadindo o espaço delas.

Você tem mais alguma dica sobre como agir quanto aos relacionamentos no ambiente de trabalho? Escreva nos comentários!

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.