6 dicas para não prejudicar o seu profissionalismo


O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, mas não é só com formação e experiência do profissional. Claro, para ser contratado e se manter em uma boa empresa, você deve estudar bastante, manter bons contatos e participar dos eventos de sua área. Mas isso não é o suficiente: um profissional sério e qualificado deve também manter seu profissionalismo.

Profissionalismo é sua postura como profissional, o modo como você demonstra sua seriedade no trabalho. Veja aqui algumas dicas para nunca deixar isso de lado e mostrar que você é responsável, trabalhador e preocupado com seu futuro profissional!

1 – Não exclua sua equipe

Um bom profissional não é individualista. Não tente chamar a atenção apenas para si mesmo e, especialmente, não tente virar o autor de uma ideia que foi coletiva. Quando for falar dos planos e projetos futuros, fale da equipe toda e de como todos vão poder contribuir, como contribuíram até agora. Ser profissional é pensar no coletivo, não apenas no individual!

2 – Não use a expressão “na minha opinião”

Assim como a expressão “eu acho que”, “na minha opinião” pode ser interpretada como insegurança. É claro que você deve dar sua opinião sempre que for pedido, mas não é necessário usar esse tipo de expressão quando disser sua opinião. Tente usar mais afirmações, que vão demonstrar que você tem confiança no que diz – mesmo que você não esteja certo. É importante se mostrar seguro!

3 – Preocupe-se com sua postura

Do mesmo modo, sua postura corporal pode passar várias impressões – de que você está inseguro, de que está cansado ou de que está fazendo pouco caso do que os outros dizem. Tente manter sempre a coluna ereta, os ombros para trás e a cabeça reta, postura que demonstra segurança. Olhe nos olhos de quem estiver falando com você. Quando estiver em uma reunião, não cruze os braços e se incline levemente para frente. Isso vai mostrar que você tem interesse no que está sendo dito.

4 – Não fale palavrões

Mais uma vez, tome cuidado com o que fala. Mesmo que você use palavrões com frequência no dia-a-dia, o ambiente de trabalho não é o lugar certo para isso. Por isso, mesmo quando ficar muito zangado, ansioso ou feliz, tente se controlar. Afinal, falar palavrões é um sinal de descontrole e o local de trabalho é para se manter focado em suas tarefas.

5 – Não espalhe boatos

Pode parecer algo inocente, mas não é: boatos e fofocas são a principal fonte de problemas no ambiente de trabalho. Não fique especulando sobre a vida pessoal de seus colegas e não espalhe histórias pela empresa. Mesmo que você ouça alguma coisa, não passe a frente e tente não se envolver. Se isso trouxer algum problema – para quem espalhou a fofoca ou para quem é personagem central nela –, você não vai querer ficar comprometido.

6 – Fique bem antenado

Preste atenção ao que acontece à sua volta. Muitas coisas podem acontecer em uma empresa em um dia e estar atento ao que acontece é a melhor maneira de saber como ajudar sua equipe a melhorar. Veja se seus colegas precisam de ajuda. Descubra se pode ser útil para alguém. Isso vai mostrar que você se importa e coloca seu trabalho como uma prioridade!

Seguindo essas dicas, você sem dúvidas vai manter o seu profissionalismo. Nunca se esqueça de que ser um bom profissional vai além de diplomas e cargos!

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.