6 dicas para participar de debates em sala de aula

Por PRAVALER

6 dicas para participar de debates em sala de aula

Nas salas de aula, muitos professores provocam o debate sobre um tema específico a fim de que os alunos aprendam não só sobre o assunto abordado, mas também a respeitar o ponto de vista do outro e a construir argumentações lógicas para defender suas ideias. Alguns professores até se utilizam de debates em sala de aula para compor parte das notas dos alunos.

Mas se você não está preparado para debater os temas propostos, é bom tomar atitudes que ajudem a se preparar, como estudar mais, ler livros, jornais e sites de notícias. Confira aqui algumas dicas que vão auxiliar você a descobrir maneiras de ter sucesso ao participar de debates em sala de aula!

Clareza de ideias
Para ser entendido num debate, você deve falar claramente sobre o assunto, sem rodeios, mostrando que você realmente sabe o que está dizendo. A leitura é um fator importante nesse processo, porque quem lê enriquece o vocabulário e dinamiza o raciocínio, expressando suas ideias com mais clareza.

Formular perguntas objetivas também é uma excelente forma de participação em um debate, pois propicia a quem questiona conhecer mais sobre o assunto e sobre a posição do outro a respeito dele, muitas vezes se tornando uma ferramenta importante para se inteirar mais sobre o tema. Para quem responde, perguntas bem elaboradas permitem que o assunto seja melhor exposto e tornam o debate mais interessante, gerando mais conhecimento para todos.

Conteúdo da argumentação
Demonstrar conhecimento sobre o tema é a melhor maneira de convencer os colegas em um debate. Argumentar com dados concretos e expressivos faz com que você embase seu discurso de modo a fazer com que os que pensam de forma diferente passem a rever seus conceitos ou reavaliem seus posicionamentos sobre o tema apresentado. Afinal, dados estatísticos e pesquisas não são questionados, por mais que os outros não pensem como você.

Novamente, a leitura se mostra importante, pois o hábito da leitura atua na memória e no raciocínio lógico dos indivíduos. Procure ter acesso a textos instrutivos e informações que permitam a troca de ideias. Quando você lê, alcança a condição de cidadão crítico do mundo, passando a dominar com mais desenvoltura assuntos e questões que até então não conhecia. Essas condições com certeza ajudarão na hora de participar de um debate em sala de aula.

Mais dicas para participar de um debate com sucesso:

Faça perguntas e evite ironias. Procure entender a mensagem do outro. Quanto mais você entender o outro, melhor utilizará argumentos e dados a seu favor;
Anote tópicos importantes da sua argumentação e procure tomar nota também do posicionamento dos outros. Preste atenção e fique focado no que está sendo discutido;
Seja agradável com outros participantes do debate, principalmente com o professor. Eles não demonstram ter alunos favoritos, então procure atingir o lado positivo do mestre, mas sem ser bajulador;
Nunca insulte o professor ou outro participante do debate. Mantenha a calma e a educação. Evite conflitos, expondo as suas opiniões de maneira tranquila e mantendo uma linha de raciocínio compreensível para todos que estão participando do debate;
Procure ouvir os outros. Não peça a palavra exageradamente;
Nunca incite o preconceito, a violência ou a intolerância contra qualquer pessoa, sob nenhum pretexto. Saiba ficar calado se não tiver nada de interessante para dizer em certo momento.

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.