6 dicas para ser um bom aluno na faculdade


Você se esforçou bastante para ser um bom aluno e estudou muito e foi aprovado no vestibular. Economizou, está trabalhando e poderá arcar com as mensalidades da faculdade. Seus problemas acabaram, certo? Errado. É agora que começa uma das etapas mais importantes da sua vida escolar.

O ritmo da faculdade é outro. As exigências são grandes e se você não se dedicar, vai acabar demorando um tempão para concluir o ensino superior. Então, o melhor é ser um bom aluno, se destacar entre os colegas, ter disciplina com os compromissos assumidos e resolver levar a sério as suas atividades.

Com o acontece também nos primeiros anos da vida escolar, conta um pouco a personalidade do estudante. Se ele é mais retraído ou extrovertido, como lida com suas responsabilidades e outros aspectos. Mas não é só isso. O que mais faz a diferença é organização, comprometimento, determinação, disciplina, dedicação e outros fatores que veremos a seguir.

Para se sair bem ao longo do curso e alcançar o diploma tão almejado, siga algumas dicas.

6 dicas para ser um bom aluno

Veja como tornar os estudos na faculdade mais produtivos e proveitosos:

  1. Ponha na sua cabeça que somente você e mais ninguém será responsável pelos seus resultados na faculdade. Você escolheu o curso que preferia e entendeu que esta era a melhor instituição. Agora, é hora de tomar para si a responsabilidade pelos estudos e outras atividades ligadas à faculdade.

    Comece a agir já no primeiro dia de aula. Não adie o esforço para os anos seguintes. Todos os anos e as disciplinas do curso são importantes para o seu desenvolvimento. Nesta fase, não há espaço para o corpo mole!

  2. Assuma o compromisso com prazos e pessoas como um hábito. Lembre-se sempre que seus estudos estão diretamente relacionados à sua capacitação e à sua formação profissional, que o levará às melhores oportunidades do mercado de trabalho. Tenha uma agenda – em papel ou virtual – exclusiva para os seus compromissos da faculdade.

    Não use a mesma para o trabalho e a vida pessoal. Anote tudo o que aprender e também o que ouvir. Essas informações poderão ser lidas posteriormente para assimilar melhor todo o conhecimento.

  3. Faça network o tempo todo, com professores, colegas de classe, alunos de outros cursos e o pessoal que trabalha na faculdade. Estes contatos serão extremamente importantes quando você precisar de um trabalho ou mesmo para cumprir seus objetivos no curso superior.

    Seja gentil, ajude as pessoas, mostre-se preocupado com elas, troque experiências e conhecimentos. Você só sairá ganhando com este tipo de postura.

  4. Na classe, quando ficar com dúvidas ou se interessar muito por um determinado assunto, não hesite em perguntar. Não avance guardando inquietações. Isso se acumula e acaba influenciando negativamente no seu desempenho. Não se preocupe com o que os outros vão pensar. O professor está ali para atender você.

    E não somente os professores podem ajudar. Se você notar um amigo da faculdade que está mostrando conhecimento maior que o seu em um certo tema, aborde-o no fim da aula e exponha seu questionamento. Às vezes, é assim que começa uma boa amizade.

  5. Calma! Só temos mais duas dicas!

  6. O trabalho e a faculdade estão consumindo você? Não está fazendo outra coisa na vida? Cuidado! Ninguém aguenta esta rotina por muito tempo. Você pode acabar ficando doente, estressado e aí terá que se afastar.

    E isso só atrapalha seu crescimento. Repense seu dia a dia. Reserve algumas horas para o descanso, lazer, atividades físicas, alimentação, relacionamentos afetivos e idas às livrarias e ao cinema.

    Quanto mais variado for seu cotidiano, mais você aprende e fica feliz, o que é muito positivo para a vida de todos, não é mesmo?

  7. Falamos em cinema, não esqueça do teatro, das exposições, da internet, televisão e dos livros. Esta formação cultural é fundamental, não importa a carreira profissional que você deseja seguir.

    A pessoa culta sempre alcança voos mais altos. O hábito da leitura é importante não só na faculdade, mas em qualquer fase da vida. Lendo, se treina a interpretação de texto, se expande o vocabulário, permite outras perspectivas, contribui com o poder de concentração e educa.

Compartilhar
Categoria: Faculdade
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.