6 dicas para voltar aos estudos depois de adulto

Por useradmin

6 dicas para voltar aos estudos depois de adulto

É cada vez mais comum que as pessoas voltem a estudar na vida adulta. Seja porque tiveram que começar a trabalhar cedo e não puderam estudar ou porque, depois da faculdade e do mercado de trabalho, decidem experimentar algo novo, ver pessoas acima dos quarenta anos em salas de aula já não é algo raro.

E isso é muito bom: alunos mais maduros têm mais experiência, menos medo de errar e trazem aspectos positivos para o ambiente de sala de aula. Se você está pensando em voltar aos estudos, aqui vão 6 dicas para voltar aos estudos depois de adulto e ser o melhor aluno que puder ser!

Dicas para voltar aos estudos

1 – Considere os aspectos financeiros

Antes de considerar a volta aos estudos a sério, pense nos aspectos financeiros: como isso vai influenciar em sua vida financeira e na de sua família? Procure por cursos e condições que caibam no seu bolso. Mesmo que você tenha que fazer menos disciplinas ou tenha que optar por algo mais em conta em vez de fazer o melhor do mercado, é importante não se prejudicar.

2 – Conte com o apoio de quem você ama

Não é sempre que quem decide voltar a estudar tem o apoio da família e dos amigos. Muitos vão achar que é besteira ou desnecessário voltar aos estudos depois de adulto. Mas você com certeza tem seus motivos, e é importante deixá-los bem claros para que todos entendam e o apoiem. Se, mesmo assim, você não receber apoio, escute os motivos e avalie se eles parecem relevantes. Se não, continue com seu plano.

3 – Esteja animado para aprender

Muitos subestimam a importância da motivação, mas estar animado para aprender é fundamental para manter o pique em sala de aula. Lembre-se de seus objetivos e sonhos para se manter motivado. Aproveite a companhia dos outros alunos e fique animado por eles também. Pense no quanto é um privilégio poder voltar a estudar e quantos não podem fazer o mesmo. Aprender é muito divertido!

4 – Evite comparações

Você vai se sentir tentado várias vezes durante seus estudos a fazer comparações. Entre você e seus colegas, por exemplo, que são mais novos, mais dispostos e têm mais tempo livre. É importante se lembrar de que cada um tem sua jornada, e comparar a jornada de outra pessoa com a sua não tem propósito. Todos temos nosso próprio caminho para trilhar.

5 – Comprometa-se com seus estudos

Comprometimento é essencial para voltar aos estudos, porque você não vai aprender o que precisa só comparecendo às aulas. É importante prestar atenção, interagir, perguntar, fazer exercícios e atividades, ler as leituras complementares, dedicar-se aos estudos também em casa… Organização, planejamento e comprometimento devem trabalhar juntos.

6 – Não deixe o trabalho de lado

Encontrar um equilíbrio entre o trabalho e os estudos é um dos maiores desafios de quem volta a estudar na vida adulta. Tanto para sua carreira quanto para sua autoconfiança, é importante não deixar o desempenho no trabalho cair muito. Converse com seu chefe e colegas e conte que voltou a estudar. Peça ajuda para administrar seu tempo.

Apesar de ser difícil, voltar aos estudos é um investimento corajoso e importante. Então, se você tomou essa decisão, parabéns! Esperamos que essas dicas ajudem em sua nova jornada!

Conheça as dicas para estudar e trabalhar em tempo integral!

Compartilhar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.